Topo

Neymar herda posto de Ronaldo, vira 'presidente' da seleção, mas é batido por Ronaldinho nos EUA

Site dos EUA que vende ingresso para amistoso exalta duelo entre "Ronaldinho x Messi" - Divulgação
Site dos EUA que vende ingresso para amistoso exalta duelo entre 'Ronaldinho x Messi' Imagem: Divulgação

Bruno Thadeu

Do UOL, em Nova Jersey (Estados Unidos)

07/06/2012 06h00

Neymar tem apenas 20 anos, mas já manda e desmanda nas decisões dos jogadores da seleção brasileira. O atacante dá a palavra final em meio a vários atletas com menos de 23 anos no elenco de Mano Menezes. O camisa 11 é tratado como o “presidente” do elenco, posto herdado de Ronaldo, antigo líder do grupo. O santista, porém, ainda não tem o mesmo status nos Estados Unidos em comparação a Ronaldinho.

O ex-jogador do Flamengo é visto como estrela da seleção nos EUA mesmo sem estar presente. O site que promove e comercializa os ingressos para o amistoso entre Brasil x Argentina, sábado, em Nova Jersey, classifica o jogo como o duelo entre Ronaldinho versus Messi, esquecendo-se que o meio-campista brasileiro não é chamado por Mano desde fevereiro deste ano, quando enfrentou a Bósnia Herzegovina, na vitória da seleção por 2 a 1.

Sem medalhões no atual elenco da seleção, coube a Neymar o papel de líder do grupo, dividindo função com Thiago Silva, chamado de “capitão” pelos atletas.

Com o pai, a irmã e assessor presentes em Nova Jersey, Neymar é o único que causa frisson no hotel W Hoboken, em Nova Jersey. Na quarta-feira, torcedores conseguiram invadir o hotel para tentar autógrafo do atleta.

Dentro do ambiente da seleção, até mesmo o “batismo” (jogador é chamado para se apresentar aos demais em cima de uma cadeira) de Bruno Uvini na seleção foi adiado na Alemanha porque Neymar não estava presente. O atacante foi direto aos EUA, formalizando o “batizado”.

Paralelamente à “dinastia Neymar” na seleção, Ronaldinho se afastou definitivamente dos planos de Mano Menezes. À véspera do duelo contra o México, em Dallas, o treinador declarou que “fatores externos” encurtaram a carreira de Ronaldinho, dando indiretas sobre a frequência do atleta em baladas noturnas. Detalhe: Ronaldinho está na pré-lista de Mano para os Jogos Olímpicos em Londres, que acontecerá de 26 de julho a 12 de agosto.