Topo

Falta de opções no mercado e licença de presidente adiam queda de Joel no Fla

Joel Santana vem sendo questionado internamente pelos dirigentes do Flamengo - Alexandre Vidal/ Fla Imagem
Joel Santana vem sendo questionado internamente pelos dirigentes do Flamengo Imagem: Alexandre Vidal/ Fla Imagem

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/06/2012 06h10

Minado no comando do time do Flamengo, Joel Santana está cada vez mais próximo de deixar o clube. E a demissão do técnico poderia ter sido consumada já no início desta semana, no retorno da delegação ao Rio de Janeiro após a derrota para o Grêmio e mais uma fraca atuação do rubro-negro. No entanto, a falta de opções no mercado de treinadores e a licença temporária da presidente Patrícia Amorim adiaram a queda que deverá ser consumada nos próximos dias.

ZINHO NÃO ASSEGURA PERMANÊNCIA DE JOEL E ADMITE INSATISFAÇÃO

  • Pedro Ivo Almeida/ UOL

    Os dias de Joel Santana estão cada vez mais contados no Flamengo. Ainda que mantenha um discurso politicamente correto para evitar expor o treinador, o diretor-executivo de futebol Zinho admitiu a insatisfação com os últimos resultados em campo e não assegurou a permanência do comandante do time rubro-negro nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro

Antes de se ausentar para resolver problemas particulares, a mandatária, ciente da pressão interna pela demissão de Joel, ordenou que nada fosse feito antes de seu retorno ao clube, na próxima sexta-feira. Mesmo com os seguidos pedidos de Michel Levy, vice de finanças, e Paulo César Coutinho, vice de futebol, Patricia não aceita demitir mais um técnico sem outra opção já definida.

Há cerca de dois meses, quando esteve perto de ser demitido após as eliminações na Libertadores e no Carioca, Joel Santana viu sua alta multa rescisória evitar um adeus precoce em sua quinta passagem pelo Flamengo. Agora, nem mesmo os R$ 3 milhões que o clube terá que pagar por uma rescisão serão capazes de evitar o fim do vínculo.

Enquanto aguardam o retorno da presidente, alguns dirigentes já conversam com possíveis substitutos de Joel Santana. A ideia é ter um nome definido até o final desta semana. Patricia Amorim, no entanto, não enxerga com bons olhos uma demissão antes do jogo diante do Atlético-GO. Independente do resultado, a partida do próximo domingo, no Engenhão, pode ser o capítulo final da novela que já dura pouco mais de dois meses.

Sem uma definição sobre o caso, mas ciente da iminente demissão, Zinho assume a pressão e busca respostas diplomáticas para os questionamentos sobre o trabalho de Joel. Na última terça, em coletiva no CT do Ninho do Urubu, o diretor-executivo de futebol disse que não poderia assegurar a permanência de Joel, mas que ele, por enquanto, ainda era o técnico do time.

Juntamente com os demais membros da diretoria, Zinho aguarda em compasso de espera o desfecho de uma novela que já tem o seu capítulo final conhecido por quase todos nos bastidores do clube.