Topo

Líder, exemplo e garoto-propaganda: Inter se encanta com Forlán antes da chegada

Perfil do uruguaio, que está em vias de reforçar o Inter, encanta dirigentes e jogadores - REUTERS/Phil Noble
Perfil do uruguaio, que está em vias de reforçar o Inter, encanta dirigentes e jogadores Imagem: REUTERS/Phil Noble

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

06/07/2012 06h00

Do presidente ao integrante do almoxarifado. Ninguém escapa da onda de encantamento e otimismo com a iminente chegada de Diego Forlán ao Internacional. Em vias de rescindir com a Inter de Milão, o uruguaio ganha elogio de todos e só faz crescer a ansiedade pelo seu anúncio oficial como reforço vermelho.

Nos gabinetes, Forlán é visto como um novo líder positivo. Um atleta que tem tudo para rapidamente coordenar as ações do elenco do interior do vestário, alinhando-se com D’Alessandro, Bolívar e Kleber.

“Liderança não se impõe, nasce. Mas o Diego é um cara extraordinário. Estou torcendo muito para que ele venha. É uma pessoa fora de série, mesmo”, disse o diretor-técnico Fernandão, que se encontrou com o craque da última Copa do Mundo em Montevidéu há quase 50 dias.

Além do efeito interior, a qualidade técnica do uruguaio – por óbvio – enche o Inter de euforia. “Foi o melhor jogador da última Copa, não preciso falar mais nada”, disse o meia Oscar ao ser indagado sobre o atacante. “Ele vai acrescentar muito se vier”, completou.

Fora de campo, a contratação também anima por seu porte. Tanto que o Colorado já tratou de armar a exploração da imagem de Forlán. Os recursos obtidos através de contratos servirão para ajudar no pagamento dos salários do atleta.

“É um jogador de primeirissímo nível, um jogador com imagem idônea e isso é ótimo para o marketing. O contrato tem cláusulas voltadas para este aspecto”, comentou o vice de futebol Luciano Davi. "Ele fala vários idiomas. Tem uma empresa para explorar sua imagem, é um atleta top", acrescentou.

Forlán está em Milão, acompanhando do empresário gaúcho Jorge Baidek. A dupla tem reunião marcada com o diretor de futebol da Inter de Milão, Marco Branca, para esta sexta. No encontro a desvinculação será oficializada. Logo depois o jogador embarca para o Brasil. Com chegada prevista para sábado à tarde. Ele deve acompanhar o jogo entre Internacional e Cruzeiro no estádio Beira-Rio. A apresentação oficial pode ocorrer após a partida.