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Seedorf alavanca projeto sócio-torcedor, e Botafogo comemora impacto imediato

Clarence Seedorf deu fôlego a projeto do Bota: 800 adesões por dia após contratação - Júlio César Guimarães/UOL
Clarence Seedorf deu fôlego a projeto do Bota: 800 adesões por dia após contratação Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Luiz Gabriel Ribeiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/07/2012 06h04

Antes da confirmação de Clarence Seedorf como reforço, o Botafogo trabalhava arduamente em seu projeto de sócio-torcedor. Entretanto, a diretoria de marketing do Alvinegro tinha dificuldade para atrair os alvinegros ao programa “Sou Botafogo”. O quadro mudou em uma semana. O impacto da contratação do astro holandês foi imediato e rende resultado acima do esperado. Exatamente sete dias após o anúncio do jogador, o Botafogo soma 12 mil sócios. Sem o meia como atrativo, o clube contava com oito mil associados.

Em General Severiano, a movimentação para entrega dos kits aos novos sócios é intensa. A chegada de Seedorf na sexta-feira e a apresentação marcada para o Engenhão neste sábado deve alavancar ainda mais o projeto do Botafogo. Como comparação, o fluxo normal de novas adesões era de 80 torcedores por dia. Com Seedorf confirmado, esse número passou para 800 diariamente.

SEEDORF CHEGA AO RIO DE JANEIRO

  • Julio Cesar Guimarães/UOL

    Contratação mais badalada do futebol carioca em 2012, Seedorf teve uma recepção calorosa na manhã desta sexta-feira, em sua chegada ao Rio de Janeiro. O Botafogo improvisou um palanque no desembarque internacional do Galeão para o meia holandês saudar os cerca de 2 mil torcedores presentes. Na saída, o jogador sofreu com o forte assédio e tumulto.

A meta de Marcelo Guimarães, diretor de marketing do Botafogo, é que o camisa 10 do Glorioso possa garantir mais três mil sócio-torcedores neste momento de festa pela sua contratação. “A chegada de Seedorf gerou um impacto enorme nos torcedores. Essa ampliação aconteceu porque eles receberam o estímulo”, comentou.

O dirigente promete uma série de ações de marketing com Seedorf como pano de fundo para manter o momento positivo do departamento. A apresentação do atleta no Engenhão, antes do jogo contra o Bahia neste sábado, será o início de uma nova fase. Na festa, Seedorf receberá das mãos de duas crianças – que já são sócias do plano Kids – a camisa 10 que usará no clube pelos próximos dois anos.

Uma edição limitada de camisa com o rosto de Seedorf estará à venda no estádio. Figura conhecida entre os torcedores alvinegros, o comediante Marcelo Adnet será o mestre de cerimônias da apresentação. “A presença do sócio-torcedor é muito importante, porque ajuda o clube a desenvolver parcerias e colocar novos produtos no mercado”, complementa Guimarães, que promete novidades. Ele, porém, não revela os próximos passos do marketing alvinegro.

As vendas da camisa do Botafogo, customizadas com o número 10 e o nome de Seedorf nas costas também são motivo de orgulho. Os números ainda não são conhecidos pelo diretor de marketing, mas já geram comemoração. Na loja oficial do clube, em General Severiano, os vendedores afirmam que só recebem pedidos pelo nome do astro holandês nas peças.

Nem mesmo a saída de Loco Abreu – emprestado para o Figueirense e até então carro-chefe das ações de marketing do Botafogo – é motivo de preocupação. “O Loco tem lugar guardado no coração dos torcedores. Mas a saída dele é a dinâmica natural do futebol. O marketing quer sempre a chegada de grandes atletas, mas a saída é algo que acontece. Temos que nos adaptar”, encerra Guimarães.