UOL futebol

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2012/07/10/treinador-brasileiro-carlos-gustavo-morre-aos-49-anos-na-costa-do-marfim.htm
  • Treinador brasileiro Joel Carlos Gustavo morre aos 49 anos na Costa do Marfim
  • 16/12/2018
  • UOL Esporte - Futebol
  • @UOLEsporte @UOL
  • 2
Tamanho da letra
10/07/2012 - 10h27

Treinador brasileiro Joel Carlos Gustavo morre aos 49 anos na Costa do Marfim

Das agências internacionais
Abidjan (Costa do Marfim)
  • Brasileiro Joel Carlos Gustavo, técnico na Costa do Marfim, que morreu aos 49 anos

    Brasileiro Joel Carlos Gustavo, técnico na Costa do Marfim, que morreu aos 49 anos

O treinador Joel Carlos Gustavo, brasileiro radicado na Costa do Marfim, faleceu aos 49 anos de idade em Abidjan. Ex-jogador de futebol, ele era técnico de nome no país africano, e morreu em um hospital da capital marfinense na noite desta segunda-feira em decorrência de uma parada cardíaca, de acordo com a imprensa marfinense.

Joel, que passou pelo Vasco da Gama quando atleta, era natural do Rio de Janeiro e chegou à Costa do Marfim em 1994 após uma passagem por Burkina Faso. No início de sua trajetória no país como treinador, ele comandou o AS Oumé, da primeira divisão marfinense, na disputa do Campeonato nacional, por onde teve uma rápida passagem.

Em seguida, Carlos Gustavo - como ficou conhecido em terras marfinenses - se juntou ao francês Jean-Marc Guillou e ambos fundaram a academia Mimosifcom, de formação de jogadores do clube ASEC Mimosas desde as categorias de base - tida como a mais famosa escolinha do país.

Pelas mãos de Joel Carlos passaram nomes hoje bastante conhecidos no futebol mundial e da seleção marfinense, como os irmãos Kolo e Yaya Touré, ambos atuais campeões ingleses pelo Manchester City; Salomon Kalou, que acaba de se desligar do Chelsea; Didier Zokora, hoje no Trabzonspor-TUR; Gervinho, atleta do Arsenal, cujo nome é Gervais Yao Kouassi, e teve o apelido dado pelo técnico brasileiro; Romaric, de nome de batismo Christian Koffi NDri; e Aruna Dindane, ex-atacante do elenco nacional.

Placar UOL no iPhone