Topo

Pela Recopa, Santos e Universidad fazem final 'abortada' da Libertadores 2012

Santos e Universidad foram eliminados na semifinal da Libertadores deste ano - AFP PHOTO / Miguel SCHINCARIOL
Santos e Universidad foram eliminados na semifinal da Libertadores deste ano Imagem: AFP PHOTO / Miguel SCHINCARIOL

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

22/08/2012 06h00

Santos e Universidad, de Chile, disputam nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no estádio Nacional, em Santiago, o primeiro jogo da final da Recopa Sul-Americana, competição que envolve os campeões da Copa Libertadores da América e Sul-Americana da temporada 2011. A partida é uma espécie de final “abortada” da Libertadores deste ano, já que os dois clubes foram eliminados na fase semifinal. Enquanto Neymar e companhia caíram para o arquirrival Corinthians, os chilenos não conseguiram passar do Boca Juniors, da Argentina.

Para o duelo contra os chilenos, o técnico Muricy Ramalho contará com força máxima. O lateral esquerdo Juan retorna ao time após cumprir suspensão no clássico contra o Corinthians no último domingo, na Vila Belmiro.

“Para a gente, é a possibilidade de mais um título, mais uma conquista imporante, para nós e ao próprio Santos. Então, estamos motivadíssimos para conquistar esse título”, afirmou Juan.

O jogador, que pode ser envolvido na negociação entre São Paulo e Santos por Paulo Henrique Ganso, jogará na vaga de Léo, que sofreu lesão na panturrilha esquerda contra o arquirrival e sequer viajou com a delegação santista para Santiago.

Com dores no púbis, o volante Henrique segue como desfalque. O duelo contra a Universidad será o quarto seguido que o jogador fica de fora. Por conta disso, Muricy manterá o quarteto ofensivo – formado por Ganso, Patito Rodríguez, André e Neymar.

Ganso interessa ao clube do Morumbi, mas está confirmado como titular por Muricy Ramalho. O argentino Patito enfrentou dificuldades para jogar deslocado do lado direito do ataque e foi substituído no segundo tempo do clássico. Porém, deverá ser mantido entre os titulares.

“(Agrada) Muito, na Argentina é muito reconhecida a Recopa. É uma mentalidade minha. Trata-se de um torneio muito importante. Tive a possibilidade de jogar com o Independiente há alguns anos atrás, mas perdi a decisão. Agora pode ser uma revanche”, disse Patito.

O Universidad enfrenta o Santos confiante após a vitória por 2 a 1 contra o Audax Italiano, no último sábado, pela sétima rodada do Torneio Clausura – Campeonato Chileno. Entretanto, o técnico Jorge Sampaoli não contará com três titulares: o zagueiro Osvaldo Gonzaléz, o meia Civelli e Ubilla, todos vetados pelo departamento médico.

FICHA TÉCNICA: UNIVERSIDAD X SANTOS

Data: 22/08/2012
Horário: 22h (de Brasília)
Local: Estádio Nacional, em Santiago (CHI)
Transmissão na TV: Fox Sports
Árbitro: Nelson Pitana (ARG)
Auxiliares: Ricardo Casas (ARG) e Hernán Maidana (ARG)

UNIVERSIDAD DE CHILE: Johnny Herrera; Albert Acevedo, Sebastián Martínez, José Rojas e Eugenio Mena; Charles Aránguiz, Guillermo Marino e Gustavo Lorenzetti; Matías Rodríguez, Enzo Gutiérrez e Roberto Cereceda - Técnico: Jorge Sampaoli.

SANTOS
Rafael; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Juan; Adriano, Arouca, Patito e Ganso; Neymar e André. Técnico: Muricy Ramalho.