Koff revela projeto para Grêmio com exemplo do Barça e reforço 'misterioso' eleito pela torcida
Fábio Koff apresentou, nesta terça-feira, seu projeto de comando para o Grêmio. Em uma longa palestra, que contou com o próprio candidato a presidência do clube e parceiros na formação do projeto, ele evitou detalhes mas expôs a base para sua gestão. Entre os pontos citados está o exemplo de categorias de base do Barcelona, a meta de duplicar os lucros com marketing e a existência de um reforço 'misterioso' eleito pela torcida.
"Fizemos uma pesquisa com o torcedor e contato com este atleta. Pretendemos ter dele no envelope [contendo os segredos da gestão]. O compromisso foi dele, a preferência é o Grêmio no Brasil", explicou Koff.
Saiba tudo sobre as eleições do Grêmio
- Fábio Koff foi o primeiro a se lançar candidato, na última semana
- Paulo Odone respondeu e confirmou que participará do pleito pela reeleição
- Vanderlei Luxemburgo é o preferido para comandar o time por todos candidatos
- Ex-apoiadores de Koff abandonam grupo e lançam candidatura própria
- Leia mais notícias do Grêmio no UOL Esporte
- Homero Bellini Júnior é confirmado como quarto candidato
"O Grêmio está em um processo de transição e entendemos que ela não é meramente física. Tem que ocorrer também nas unidades que ficam afastadas. Temos a parte comercial da Grêmio Empreendimentos, a experiência exterior também tem mostrado que se a Arena ficar maior que o Grêmio o clube fica a merce de um especulador", começou Koff. "Seria inicialmente um legado, mas careceria de um aval de quem assumisse clube. Aceitei o desafio e temos um projeto de dois anos que revolucionará o Grêmio", completou.
Após colocações pessoais, as metas na prática foram expostas. Mas sempre com certo sigilo. "Para evitar que nossos concorrentes usem a mesma meta em seu favor", explicou. Entre elas, a contratação de um reforço já indicado pela torcida para ser o jogador símbolo do novo time.
"Fizemos uma pesquisa na torcida e temos este jogador mantido em sigilo, até pelos interesses dele e dos seus empresários. Este atleta será o símbolo, um jogador que motive a torcida. E sua contratação foi baseada em pilares referidos no projeto", afirmou mantendo o mistério.
Saída de Porto Alegre para fugir da política
Após a partida contra o Náutico, na próxima quinta-feira, o Grêmio partirá para uma viagem de 12 dias. O deslocamento começará dia 15, véspera do confronto com o Flamengo, e seguirá até 27, que sucede partida pela Sul-Americana. O período fora coincide com ponto alto do primeiro turno da eleição presidencial no clube. No entanto, o técnico Vanderlei Luxemburgo disse que a 'fuga' de Porto Alegre não tem nada a ver com o período eleitoral.
Nenhuma outra colocação sobre o futuro do futebol foi feita. A permanência do técnico Vanderlei Luxemburgo, por exemplo, não foi garantida nem descartada. Koff preferiu manter-se distante disso, por hora.
As categorias de base terão como exemplo o Barcelona. A produção de novos jogadores, a gestão deles no time e a promoção será feita com base na equipe espanhola. Um colegiado de olheiros observando mercado brasileiro e continental será estabelecido e terá desempenho avaliado dentro do projeto de gestão.
Em relação ao marketing, hoje os lucros giram em torno de R$ 70 milhões ao ano. A ideia é multiplicar tal cifra para R$ 200 milhões. "Temos 8 milhões de torcedores, clientes ativos, não há como não multiplicar o lucro", disse Remi Acord, empresário e coordenador do projeto.
Por fim, as bases do governo mostraram a gestão participativa. Qualquer conselheiro poderá acrescentar ideias ao comando. Além de ser instituído, também, um processo de formação de cartolas. O dito 'dirigentes do amanhã', para garantir a renovação do comando do clube.
"Todo nosso projeto está comprovado com sucesso em outros clubes. Vamos provocar um choque de gestão que não vai mudar só o Grêmio, mas dará repercussão em clubes do Brasil, da América e do Mundo. O destino do Grêmio é de glórias, vamos vencer no campo e no clube. Nosso combustível é a paixão", finalizou.
A eleição para presidente do Grêmio ocorre, em primeiro turno [restrito a conselheiros] no dia 25 deste mês. Os candidatos que superarem a cláusula de barreira de 20% dos votos do Conselho Deliberativo passam para a votação dos associados, que ocorre dia 20 de outubro. O vencedor comandará a agremiação no biênio 2012-2013.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.