Topo

Colega de time diz que Beckham é apaixonado por guaraná brasileiro e bebe até no vestiário

Marcelo Sarvas (nº 8) abraça Beckham; brasileiro relata ligação do astro com o guaraná - Victor Decolongon/Getty Images/AFP
Marcelo Sarvas (nº 8) abraça Beckham; brasileiro relata ligação do astro com o guaraná Imagem: Victor Decolongon/Getty Images/AFP

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

20/09/2012 06h00

Poucos produtos são tão brasileiros como o refrigerante de guaraná, popular no país, mas disseminado com timidez em mercados de outras partes do mundo. Mas mesmo sem tanta oferta estrangeira, a bebida inspirada no fruto amazônico tem uma celebridade internacional como adepta ferrenha e uma espécie de divulgador espontâneo. O astro do futebol David Beckham é um ávido consumidor do refresco e, segundo um companheiro do Los Angeles Galaxy, leva latinhas até para os vestiários da equipe.

  • Reprodução

    David Beckham é clicado em Los Angeles com latinha de guaraná de fábrica do Rio Grande do Sul

O meio-campo Marcelo Sarvas é um dos quatro brasileiros no elenco do Galaxy e, em sua primeira temporada nos Estados Unidos, diz participar de uma relação especial entre o veterano inglês e os sul-americanos. O volante que começou nas categorias de base do Corinthians diz que Beckham sempre aparece com latinhas de guaraná brasileiro em treinos.

"O David é uma pessoa difícil de descrever, muito humilde no dia-a-dia, adora brasileiro. Em várias oportunidades ele aparece com Guaraná Antarctica no vestiário. Traz uma caixa fechada e sai distribuindo para cada brasileiro, sempre brincando com a gente. É um prazer jogar com ele, ter essa experiência, ver muita gente atrás dele em viagens, o tratamento dele com as pessoas", elogiou Sarvas em entrevista ao UOL Esporte.

A ligação de Beckham com a bebida é conhecida desde 2011, quando o ídolo de Manchester United e Real Madrid foi flagrado por um paparazzo deixando um restaurante de Los Angeles levando nas mãos uma lata do guaraná Fruki, marca conhecida no Rio Grande do Sul.

Após o incidente, a fábrica localizada na cidade de Lajeado, que basicamente atua no mercado estadual, experimentou um instante de notoriedade graças à publicidade espontânea do ídolo. Neste dia a marca esteve entre os termos mais comentados do Twitter no país.

EX-CORINTHIANO VIRA ÍDOLO NO GALAXY

  • O meio-campo Marcelo Sarvas foi formado nas categorias de base do Corinthians na mesma geração que contava com os atacantes Gil, Ewerthon e Fernando Baiano. Mas, ao contrário dos antigos colegas, não teve oportunidade no time profissional. Hoje, aos 30 anos, acumula bagagem de uma carreira de andanças pelo mundo e desfruta de reconhecimento como jogador fundamental no Los Angeles Galaxy, time do astro David Beckham.

"Não sei se é propaganda, é mais é um acontecimento. Parece que ele costuma fazer refeições num restaurante brasileiro, o Cafe Brazil, em Venice Beach. Isso acabou se espalhando através do Twitter, nas redes sociais com os jovens das regiões em que nós vendemos. Para nós foi bom", disse Nelson Eggers, diretor da Fruki. 

Mesmo com atuação segmentada, a empresa do Rio Grande do Sul exporta em pequena escala para países como Uruguai, China, Japão e Estados Unidos, principalmente graças ao saudosismo de consumidores brasileiros que moram fora do país. Eggers informa  ter vendido apenas dois containers do refrigerante para distribuição limitada na Costa Oeste dos EUA.

Também no ano passado outra marca brasileira navegou no interesse de Beckham no refrigerante. Certo dia o astro perguntou em sua página no Facebook como conseguir guaraná em Los Angeles e recebeu uma avalanche de respostas. Quase que imediatamente a Antarctica escalou seu garoto-propaganda Ronaldo em um viral na internet, em vídeo em que o Fenômeno prometia enviar latinhas ao amigo inglês [procurada pela reportagem a Ambev informou que a manifestação de Beckham foi espontânea, que o jogador não participou oficialmente da campanha].  

Aparentemente a relação de David Beckham com o refrigerante teve origem na amizade do meia com brasileiros em sua passagem pelo futebol espanhol.

"Ele [Beckham] conta muitas histórias da época do Real Madrid, da amizade com o Ronaldo, com o Roberto Carlos. Acho que [a paixão por guaraná] veio dessa época", afirma Marcelo Sarvas.

OBCECADO PELO CABELO

Além do guaraná, outra característica de comportamento de Beckham que chama atenção de seus companheiros de LA Galaxy é a vaidade. Marcelo Sarvas conta que o inglês tem uma atitude obcecada em relação a seus cabelos.

"Ele é vaidoso, vive da imagem dele. Tem 37 anos, mas é um cara muito bem cuidado. Cuida da alimentação, está sempre fazendo exercícios, treina como qualquer outra pessoa, se cobra muito. Está sempre bem vestido, perfumado. Acho que a vaidade é o cabelo dele. Está sempre mexendo nos cabelos, antes de entrar no jogo, durante jogo, depois. É o xodó dele", diz.