Topo

Vasco inaugura CT da base sete meses após tragédia e morte de jovem de 14 anos

O reformado CT de Itaguaí conta com uma piscina para a utilização dos jovens da base - Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco
O reformado CT de Itaguaí conta com uma piscina para a utilização dos jovens da base Imagem: Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/09/2012 15h41

Pouco mais de sete meses depois da morte do jovem Wendel Júnior Venâncio da Silva, de 14 anos, no dia 9 de fevereiro durante uma peneira, o Vasco inaugurou nesta terça-feira o CT de Itaguaí, a cerca de 70km do Rio de Janeiro, e que abrigará todas as categorias de base do clube. O local conta com seis campos (quatro oficiais), piscina, churrasqueira, alojamentos, departamento médico, fisiologia e nutrição.

Durante o evento que contou com as presenças do presidente Roberto Dinamite, conselheiros, além de Mauro Galvão, coordenador da base, e Sorato, técnico dos Juniores, foi anunciado que os 30 jogadores residentes em São Januário serão levados para Itaguaí a partir deste fim de semana. A estrutura do estádio servirá apenas como concentração. Além disso, os atletas já foram matriculados em uma escola de Itaguaí. Um ônibus do clube levará os alunos diariamente.

O terreno do centro de treinamento pertence ao empresário Pedrinho Vicençote e será arrendado pelo Vasco por dois anos. O clube pode comprá-lo ao término do contrato por cerca de R$ 5 milhões. Todo o valor gasto para as obras de reforma será abatido mensalmente do aluguel.

“É um motivo de grande orgulho. Iniciei a minha trajetória nas divisões de base do Vasco e sei da importância de revelar talentos. Precisávamos ter um espaço onde teríamos um controle maior sobre os jogadores, com o clube tendo de 60% a 70% dos direitos dos atletas formados aqui”, afirmou o presidente Roberto Dinamite, seguido por Mauro Galvão.

“Temos que intensificar o trabalho. O Vasco sempre terá jogadores chegando ao profissional, mas precisamos aumentar isso. Eles vão poder chegar em melhores condições físicas, técnicas e táticas. Fazemos um trabalho de análise das equipes para identificar as carências. Aos poucos vamos inserir olheiros”, completou.

A morte de Wendel resultou em uma série de investigações em cima das categorias de base do Vasco. O CT de Itaguaí e os alojamentos de São Januário chegaram a ser interditados. Reformados, aparentam tratar-se de um problema superado da gestão Roberto Dinamite.