Topo

Basílio ganha gravura em muro do Corinthians e dá recado a Sheik: 'ele é o novo Basílio'

Autor de gol histórico em 77, Basílio recebeu homenagem do Corinthians nesta segunda - Leonardo Soares/UOL
Autor de gol histórico em 77, Basílio recebeu homenagem do Corinthians nesta segunda Imagem: Leonardo Soares/UOL

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

08/10/2012 13h21

O gol de Basílio contra a Ponte Preta, no Morumbi, que representou o fim do jejum de título ao Corinthians, completa 35 anos nesta semana. O clube homenageou o ex-jogador e também Sócrates nesta segunda-feira com gravuras no muro do CT. As duas imagens passam a fazer companhia à ilustração de Ronaldo, feita no ano passado.

Basílio conta que o gol do título paulista de 1977 até hoje rende homenagens. O ex-jogador acredita que Emerson Sheik, autor dos gols na final contra o Boca, pela Libertadores, é o “novo Basílio”, em referência aos diversos compromissos que terá devido ao gol histórico.

 

“Daqui 10, 15 anos, o Sheik será reconhecido por tudo que fez para o Corinthians. Até hoje sou parado na rua para falar daquele gol. Não imaginaria que por tanto tempo seria marcado. Para mim é orgulho. E o Sheik é o novo Basílio. O Sheik será bombardeado de carinho, de reconhecimento em qualquer lugar que ele for. Quando eu tiver oportunidade de encontrar o Sheik, vou falar para ele se preparar porque vai ganhar homenagens para o resto da vida”, disse Basílio, durante evento no CT.

Basílio foi retratado no muro de forma indireta. A imagem é do torcedor Batata, que cruzou o Morumbi ajoelhado após a conquista do título paulista de 1977.

A outra gravura tem Sócrates de costas, em referência ao gol marcado na partida contra o São Paulo, 2 a 1, no Morumbi, pelo Campeonato Paulista de 1979.

“Muitos associam Sócrates àquela imagem marcante do punho cerrado. Achei legal que o Corinthians puxou por outro lado, mostrando ele sem o rosto, sem indetidade. O Sócrates era isso. Ele batalhava pelo bem do clube, não se importando em ser a imagem do time”, declarou Kátia Bagnarelli, viúva de Sócrates.