Topo

Sandro Farias anuncia candidatura à presidência e define cenário da eleição do Inter

Sandro Farias foi o escolhido pelo movimento Convergência Colorada para disputar pleito do Inter - Divulgação
Sandro Farias foi o escolhido pelo movimento Convergência Colorada para disputar pleito do Inter Imagem: Divulgação

Do UOL, em Porto Alegre

23/10/2012 23h41

Depois de Luiz Antonio Lopes e de Giovanni Luigi, Sandro Farias. O terceiro candidato à presidência do Internacional para o biênio 2013-2014 foi anunciado nesta terça-feira, pelo grupo político Convergência Colorada. Com ele o cenário do pleito está fechado.

Sandro Farias já havia disputado a eleição do final de 2010, mas acabou sendo vencido exatamente por Giovanni Luigi – assim como Pedro Affatato. Desta vez seu movimento político chega mais fortalecido por alguns anos de convivência no Conselho Deliberativo.

Ao lado de Farias, na chapa do Convergência, estará João Patrício Hermann como postulante ao cargo de vice de futebol.

Antes de Farias um grupo de dissidentes de antigas gestões do Inter apresentou candidatura de oposição. Com Luiz Antonio Lopes como postulante à presidência e apoio de Vitório Piffero. Na última segunda-feira foi a vez do atual mandatário, Giovanni Luigi, informar que vai participar da disputa.

A divisão da oposição, contudo, pode facilitar a vida da situação. Com maioria dentro do CD, Giovanni Luigi tem chance até de faturar a disputa presidencial sem precisar ir até a votação do associado.

O chamado primeiro turno da eleição, onde apenas conselheiros participarão, está agendado para o dia 8 de novembro. Caso algum dos candidatos de oposição supere a cláusula de barreira de 25% (equivalente a 87 votos), a disputa chega até os sócios. Esta possível segunda etapa igualmente tem data definida: 15 de dezembro.