Topo

Vítima de bullying salva Liverpool na L. Europa; Brasileiros brilham, e romeno faz de bicicleta

Downing dá a volta por cima: de motivo de piadas a salvador do Liverpool nesta quinta - Getty Images
Downing dá a volta por cima: de motivo de piadas a salvador do Liverpool nesta quinta Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

25/10/2012 18h58

Contratado por 20 milhões de libras pelo Liverpool do Aston Villa, o meia Stewart Downing teve uma primeira temporada horrível no novo clube. Seu desempenho foi tão ruim que ele foi vítima de cyberbullying, como no caso do DVD fictício criado na internet que anunciava "veja os melhores momentos dos 0 gols e 0 assistências de Downing em seus 36 jogos no ano". Nesta quinta-feira, porém, ele ressurgiu e marcou o gol da vitória por 1 a 0 da equipe inglesa sobre o Anzhi, da Rússia, pela terceira rodada do grupo A da Liga Europa.

O resultado fez a equipe britânica pular do terceiro lugar para a liderança da chave, com os russos caindo para o segundo lugar. Com a vitória por 3 a 1 sobre os italianos da Udinese, o Young Boys, da Suíça, continuou na lanterna, mas se salvou de afundar mais.

Quem também se destacou foram os jogadores brasileiros. Pelo grupo B, o sergipano Diego Costa, que não chegou a atuar profissionalmente no país natal, abriu o placar na tranquila vitória por 2 a 1 do Atlético de Madri sobre a Académica, de Portugal. Já no grupo F, Matheus Nascimento, ex-Itabaiana, e Giuliano, ex-Internacional, anotaram no triunfo por 3 a 1 do Dnipro (Ucrânia) sobre o Napoli, da Itália. Um sul-americano descontou para o time da "Bota": o uruguaio Cavani, sempre ele, deixou sua marca, mas não mudou nada.

O gol mais bonito da rodada, porém, saiu no jogo entre Steua Bucareste, da Romênia, e Molde, da Noruega. Chiriches abriu o placar em bela bicicleta (veja no vídeo abaixo) e comandou a vitória por 2 a 0 do time da casa, que ainda perdeu um pênalti.

Outros placares de destaque foram a vitória por 1 a 0 do Newcastle (Inglaterra) sobre o Brugge, da Bélgica, e o quase vexame que o PSV Eindhoven deu em casa. A equipe holandesa saiu perdendo contra o pequeno AIK Stockholm, da Suécia, e teve que suar a camisa para arrancar um empate por 1 a 1. Entre as equipes alemãs, o Stuttgart ficou no 0 a 0 com o Copenhagen, da Dinamarca, enquanto o Borussia Monchengladbach conseguiu boa vitória por 2 a 0 sobre o Olympique de Marselha, da França. Também francês, o Bordeaux saiu ganhando, mas levou o empate do Marítimo, de Portugal.
 
Veja os resultados desta quinta-feira:
 
GRUPO A
Liverpool-ING 1 x 0 Anzhi-RUS
Young Boys-SUI 3 x 1 Udinese-ITA
 
GRUPO B
Atlético de Madri-ESP 2 x 1 Académica-POR
Hapoel Tel Aviv-ISR 1 x 2 Viktoria Plzen-RTC
 
GRUPO C
Limassol-CHP 0 x 1 Fenerbahçe-TUR
Borussia Monchengladbach-ALE 2 x 0 Olympique de Marselha-FRA
 
GRUPO D
Marítimo-POR 1 x 1 Bordeaux-FRA
Newcastle-ING 1 x 0 Club Brugge-BEL
 
GRUPO E
Steaua Bucareste-ROM 2 x 0 Molde-NOR
Stuttgart-ALE 0 x 0 Copenhagen-DIN
 
GRUPO F
Dnipro-UCR 3 x 1 Napoli-ITA
PSV Eindhoven-HOL 1 x 1 AIK Stockholm-SUI