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Tirone marca reunião para apresentar novas diretrizes de marketing do Palmeiras

Presidente do Palmeiras, Arnaldo Tirone Jr, convoca reunião de marketing - Eduardo Anizelli/Folhapress
Presidente do Palmeiras, Arnaldo Tirone Jr, convoca reunião de marketing Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

15/11/2012 15h42

Em dois meses, Arnaldo Tirone estará tentando se reeleger presidente do Palmeiras. Apesar de não saber se continua no cargo, o dirigente segue fazendo planos a longo prazo e, nesta sexta-feira, fará uma reunião para apresentar a seus funcionários o novo plano de marketing do clube.

O UOL Esporte teve acesso a um email distribuído na última quarta-feira, que convocou a todos e avisou que os "departamentos de marketing, licenciamento e assessoria de imprensa deverão comunicar a todos seus colaboradores". O encontro acontecerá na sala de imprensa da Academia de Futebol e, por isso, também mudou os planos para a cobertura dos repórteres, que entrariam no local a partir das 15h, mas passarão a fazer a cobertura só às 16h.

A reunião deve, finalmente, oficializar a chegada de Rodrigo Geammal para comandar o setor. Ele foi contratado por Arnaldo Tirone para atender a uma demanda da AEG, empresa que fará a gestão da Nova Arena. Segundo o presidente, os norte-americanos precisavam de um relatório completo do departamento e não haveria ninguém no setor que pudesse fazer isso.

A tendência é que a partir do ano que vem a WTorre, a AEG e o Palmeiras façam ações de marketing conjuntas para anunciar a inauguração do novo estádio. 

Apesar disso, há um receio no clube. A contratação de Tirone no fim de seu mandato engessaria os planos do futuro presidente em relação a um dos mais importantes setores do clube. A prática está sendo chamada de golpe por conselheiros da oposição e até da situação.

A indicação do marqueteiro foi feita pelo diretor financeiro, Antônio Henrique Silva, que também não quis conversar com a reportagem sobre seus planos. Sabe-se que ele, assim como os vice-presidente licenciados, Edvaldo Frasson e Walter Munhoz, eram contra a permanência de Rubens Reis, recentemente destituído do cargo de diretor de marketing, mas ainda com influência sob alguns contratos.

O marketing  é um dos maiores problemas dos dois anos da gestão de Arnaldo Tirone. Logo no primeiro mês, ele demitiu Juan Brito, um dos integrantes do setor.

Hoje, Brito cuida das carreiras de Marcos e Felipão. Logo depois, Tirone aceitou indicações para o nome de Valeria Rocha, que chegou com o pretexto de que havia ajudado o Internacional no plano de sócio-torcedor.

Valeria também acabou “chutada” do clube sob a acusação de golpe de um grupo de investidores. A suposta maracutaia quase causou ao Palmeiras uma dívida de R$ 4 milhões. Funcionários relatam que, em seu primeiro dia de clube, ela exigiu levantamentos e intimidou seus subordinados.

Depois da saída de Valeria, o marketing passou a ser controlado por Francisco Gallucci. Ele tem trabalhado praticamente sozinho desde então no departamento que tem potencial para ser o mais rentável do Palmeiras.

Mesmo com todo o caos vivido no departamento, o time do Palestra Itália ostenta um dos melhores patrocínios de camisa do Brasil, a Kia Motors, que paga cerca de R$ 25 milhões ao ano. O modelo deste vínculo, aliás, está sendo remodelado para que em 2013 a parceria continue.