Topo

Com aval do elenco, Botafogo agenda reunião para acertar renovação de Oswaldo

Oswaldo demonstrou interesse de ficar no Botafogo; continuidade tem apoio dos atletas - Fernando Soutello/AGIF
Oswaldo demonstrou interesse de ficar no Botafogo; continuidade tem apoio dos atletas Imagem: Fernando Soutello/AGIF

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/11/2012 06h07

A mesma reunião em que os líderes do Botafogo tiveram com o presidente do clube, Maurício Assumpção, para tentar contornar o desligamento do gerente de futebol Anderson Barros, serviu também para definir o futuro do técnico Oswaldo de Oliveira. A pressão política prevaleceu na decisão sobre o futuro do dirigente, mas o treinador saiu fortalecido após a conversa. A opinião dos atletas foi levada em consideração e, com esse aval, a diretoria alvinegra agendou uma reunião com Oswaldo para ratificar renovação de contrato por mais uma temporada. O acordo irá ser sacramentado após o Campeonato Brasileiro.

O Botafogo sabe que existe uma forte pressão por parte da torcida para que o vínculo de Oswaldo não seja ampliado. Entretanto, a diretoria está contente - de uma forma geral - com o trabalho do treinador em 2012. Embora não tenha conquistado um único título sequer, outros aspectos foram levados em consideração nesta avaliação. O bom relacionamento com os atletas e o aproveitamento de garotos das categorias de base pesaram a favor do técnico.

BOTA USA SEEDORF, AUMENTA VALOR DE PATROCÍNIO E PREVÊ MAIS R$ 9 MI EM 2013

  • Desde que chegou ao Botafogo, Seedorf demonstrou sua importância dentro de campo. O clube espera aproveitar a imagem do jogador também fora dos gramados, subiu o valor do patrocínio e prevê um aumento de R$ 9 milhões para a próxima temporada. Como esperado, algumas empresas já estão conversando com...

A diretoria assumiu sua parcela de culpa ao não entregar o elenco completo para o treinador desde o início do ano. Além disso, o time sofreu uma verdadeira reformulação durante a temporada. Saíram Loco Abreu, Herrera, Caio, Alex, Jobson, Maicosuel e Felipe Menezes, enquanto que chegaram Fellype Gabriel, Lodeiro, Amaral, Bruno Mendes, Rafael Marques e Seedorf. Com menos cinco atacantes, Oswaldo precisou improvisar Elkeson no setor e ficou exposto às críticas.

Seedorf teve papel decisivo na permanência de Oswaldo de Oliveira. Desde a chegada do holandês, o treinador criou uma nova forma para a equipe jogar - em função do camisa 10. Após um período de adaptação, o time engrenou nesta reta final de Campeonato Brasileiro e deixou a diretoria animada.

Assim como o anúncio da saída de Anderson Barros, a renovação do técnico Oswaldo de Oliveira só será oficializada a partir do fim do Campeonato Brasileiro. Entretanto, o treinador já conversa com membros da diretoria para dar início ao planejamento de 2013. As partes têm o objetivo de começar a temporada com grande parte do elenco formado, para que não se repita os mesmo erros de 2012.