Topo

Globo confirma negociação que pode levar Campeonato Brasileiro para a Fox em 2013

Fred e a festa do Fluminense; no ano que vem, o Fox Sports pode transmitir o Campeonato Brasileiro - Marcelo Jesus/UOL
Fred e a festa do Fluminense; no ano que vem, o Fox Sports pode transmitir o Campeonato Brasileiro Imagem: Marcelo Jesus/UOL

Gustavo Franceschini, Vinicius Castro e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/11/2012 12h00

A Globo confirmou que está negociando com a Fox Sports uma troca entre os direitos de transmissão que cada uma possui. Se as conversas caminharem bem, o Sportv pode voltar a transmitir a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana, enquanto a Fox ficaria com o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

A negociação, destaque do Blog do Juca Kfouri, do UOL Esporte (leia mais aqui), em 14 de novembro, foi confirmada por Marcelo Campos Pinto, diretor de esportes da Globo. O executivo, no entanto, não deu nenhum detalhe da transação, da qual ele não participa diretamente.

A reportagem apurou que quem está à frente das conversas é a Globosat, sistema de TV por assinatura da Globo, em contato com a equipe internacional da Fox, que delibera sobre o tema. A negociação ainda não foi concluída, mas interessa aos dois lados.

Os termos do acordo é que ainda atrapalham as conversas. A Fox Sports não quer uma troca direta, em que cederia seus torneios “apenas” em troca do Brasileirão e da Copa do Brasil. As partes divergem sobre quais outras competições podem entrar no pacote e até quanto ao modelo de cessão do Brasileiro.

Atualmente, o Sportv transmite no máximo dois jogos por rodada, sem concorrer com o horário da TV aberta e respeitando as praças onde acontecem os confrontos. Nos bastidores, o Fox Sports dá a entender que quer ir além desse acordo, buscando mais jogos ou horários mais favoráveis, por exemplo.