Topo

Inter dá trégua na rivalidade e parabeniza o Grêmio pela inauguração da Arena

Colorado publicou anúncio cordial ao rival nos jornais de Porto Alegre neste sábado (f) - Reprodução
Colorado publicou anúncio cordial ao rival nos jornais de Porto Alegre neste sábado (f) Imagem: Reprodução

Do UOL, em Porto Alegre

08/12/2012 12h36

A rivalidade de mais de 100 anos da dupla Gre-Nal teve uma pequena pausa, digna dos momentos mais relevantes e históricos, neste sábado. O Internacional divulgou um anúncio oficial parabenizando o Grêmio pela inauguração da Arena. O texto põe o povo gaúcho como o grande vencedor de uma disputa entre os estádios.

  • Anúncio do Inter nos jornais de Porto Alegre neste sábado, dia da inauguração da Arena do Grêmio

Em outra manifestação vermelha o presidente Giovanni Luigi reforça o parabéns. O mandatário assina uma carta aberta ao rival, com elogios ao novo estádio e valorização da rivalidade entre os clubes.

"Parabéns, Grêmio! Tua nova casa é linda. Quer dizer, vista de fora. Sei que em breve vou vê-la por dentro, como teu inevitável adversário, oficial ou amistoso", escreve Luigi. "Felicidades, Grêmio. Sei que será um grande acontecimento. [...] É um prazer te abraçar, velho Grêmio", completa.

No anúncio assinado pela Brio, empresa criada para administrar o novo Beira-Rio, as felicitações também são grandes. Deixam de lado a disputa e celebram o novo palco de jogos da cidade.

“Hoje é um dia histórico. É o dia em que a Arena vira realidade para a alegria dos torcedores gremistas [...] Por tudo isso, parabéns torcedor gremista. Parabéns, torcedor colorado. E acima de tudo: parabéns, gaúcho. O nosso estado merece”, diz a peça que traz uma imagem do Beira-Rio com sua futura cobertura.

O anúncio, contudo, tem pequenas indiretas ao rival. Como o fato do Beira-Rio não ser cedido para uma empresa ou futuramente demolido – como acontecerá com o estádio Olímpico, no bairro Azenha, fechado desde o clássico Gre-Nal da última rodada do Brasileirão.

“Muito em breve, será a vez dos colorados se orgulharem com o novo Beira-Rio: o estádio do mundial, do palco dos grandes jogos do Inter, das 44 lojas, dos bares e dos restaurantes que vão transformar o complexo num lugar para torcedores e para a família”, indica o texto.

A Arena do Grêmio será inaugurada neste sábado com grande show, festa e evento. O ponto alto da festividade será amistoso contra o Hamburgo, revivendo a final do Mundial de 1983, quando o Grêmio conquistou o maior título de sua história.

Os portões abrem-se às 17h e o evento inicia às 20h. O jogo, por sua vez, começa somente às 22h. O estádio tem capacidade para 60,1 mil torcedores e estará completamente lotado pois todos ingressos foram vendidos antecipadamente.

Confira abaixo a carta completa do Inter ao Grêmio.

Parabéns, Grêmio! Tua nova casa é linda. Quer dizer, vista de fora. Sei que em breve vou vê-la por dentro, como teu inevitável adversário, oficial ou amistoso. Temos uma longa experiência em trocar visitas, desde a Baixada, passando pelos meus campos de aluguel da  Várzea ou da Chácara, até que chegamos aos tempos de concreto: Eucaliptos, Olímpico, Beira-Rio e, agora, Arena.

Felicidades, Grêmio. Sei que será um grande acontecimento. Eu também vou ter a minha festa, dentro de um ano e pouco. Estou me preparando para receber o mundo, e de quebra, empatar mais um Gre-Nal, que agora até mudou para melhor o velho ditado: arruma as duas casas! É a nossa sina lembrar resultados: tu os teus e eu os meus, mas a verdade é que no olhar dos neutros (se é que eles existem!) vivemos um grande empate, mais que centenário, na vocação de bem representar primeiro o Rio Grande, depois o Brasil, nos limites do mundo.

É um prazer te abraçar, velho Grêmio. Não toda semana, é claro: quando a bola corre na grama estamos sempre em lados opostos. Mas em uma festa como a de hoje eu me sinto presente porque, cá entre nós, no espírito dos nossos adeptos tudo acaba em Gre-Nal, nas invariáveis e intermináveis comparações que marcam a nossa vida, comprovando que essa rivalidade histórica só tem um limite: a grandeza comum.

Cumprimentos do velho rival, o Internacional.

Porto Alegre 8.12.2012

Giovanni Luigi - presidente