Topo

Bandeira de Mello toma posse no Fla com festa e 'clima de Maracanã' na Gávea

Eduardo Bandeira de Mello tomou posse nesta quinta-feira no salão nobre da Gávea - Alexandre Vidal - Fla Imagem
Eduardo Bandeira de Mello tomou posse nesta quinta-feira no salão nobre da Gávea Imagem: Alexandre Vidal - Fla Imagem

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

27/12/2012 19h49

Vencedor da eleição do último dia 3 de dezembro, o novo presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, tomou posse na noite desta quinta-feira em cerimônia realizada no salão nobre da Gávea. E apesar do aparato luxuoso da ocasião, a festa da nova diretoria na sede do clube ganhou ares de arquibancada do estádio do Maracanã.

Empolgados com a mudança no comando do Flamengo, boa parte dos 650 presentes, entre associados e torcedores, fez uma verdadeira festa a cada anúncio de nome da nova diretoria. Cantos de arquibancadas e hino rubro-negro foram cantados de maneira intensa.

E além de Eduardo Bandeira de Mello, foram empossados o novo vice-presidente geral rubro-negro, Walter D'Agostino, e outros 12 vices representantes (confira o quadro abaixo) das pastas do Flamengo. A grande novidade na lista foi o cargo de Gustavo de Oliveira, que assume a pasta de comunicação, até então inexistente no clube da Gávea.

Patricia Amorim, que comandou o Flamengo do início de 2010 até esta quinta-feira passou um bastão simbólico a Bandeira de Mello, fez um breve discurso, pediu desculpas pelos erros no período e, por fim, ainda presenteou o novo mandatário com o relógio azul, alusivo ao nome da Chapa que venceu as eleições.

"Procuramos fazer essa transição da maneira menos traumática e mais transparente possível Que o Eduardo receba meus votos de sucesso e lembre que é um grande desafio. Espero que tenha a confiança de que tudo vai dar certo. Aproveito para me colocar à disposição para eventuais ajudas. Peço desculpa pelos erros. E, por fim, fico muito orgulhosa de chegar aqui ciente de que cumpri o que o Flamengo me permitiu que fizesse", disse Patricia, se despedindo simbolicamente do cargo.

CONHEÇA A DIRETORIA DO FLAMENGO ELEITA PARA O TRIÊNIO 2013/2015

Presidente: Eduardo Bandeira de MelloVice-Presidente: Walter D'Agostino
Presidente do Conselho de Administração:
Maurício Gomes de Mattos
Presidente do Conselho Deliberativo:
Delair Dumbrosck
Vice-presidente de Marketing:
Luiz Eduardo Baptista
Vice-Presidente de Futebol:
Wallim Vasconcellos
Vice-Presidente de Finanças:
Rodrigo Tostes
Vice-Presidente de Negociação da Dívida:
Carlos Langoni
Vice-Presidente Jurídico:
Flávio de Araújo Willeman
Vice-Presidente de Planejamento:
Rodolfo Landim
Vice-Presidente de Patrimônio:
Alexandre Wrobel
Vice-Presidente de Esportes Olímpicos:
Alexandre Póvoa
Vice-Presidente de Comunicação:
Gustavo Oliveira
Vice-Presidente de Relações Externas:
Flávio Godinho
Vice-Presidente de Administração e TI:
Cláudio Pracownik
Vice-Presidente do Fla-Gávea:
José Carlos Dias
Vice-Presidente de Remo:
José Maria Sobrinho
Vice-Presidente de Secretaria:
Rafael Strauch

Após o pronunciamento de Patricia, o vice Walter D'Agostino pediu a palavra, falou por 15 minutos. Depois, foi a vez de Delair Dumbrosck, recente presidente eleito do Conselho Deliberativo. No final, foi a vez do tão esperado discurso de Eduardo Bandeira de Mello.

PATRICIA PASSA O BASTÃO A BANDEIRA

  • Divulgação/Fla Imagem

    Bandeira de Mello (e) recebe o bastão simbólico do Flamengo das mãos de Patricia Amorim, na Gávea

  • Divulgação/Fla Imagem

    Bandeira de Mello (d) sorri para fotos ao lado de seu vice presidente geral (e), Walter D'Agostino

O novo presidente do Flamengo agradeceu a transição pacífica de Patricia Amorim, disse que vai pedir ajuda a mandatária e se emocionou ao falar da família e de alguns colaboradores que faleceram por motivos de saúde e não celebraram a vitória desta quinta.

"Agradeço a Patricia pela transição e não vou deixar de pedir ajuda. Ela foi atleta, presidente e merece respeito, independente das críticas. Vamos melhorar o que é preciso, e são muitas coisas, e manter o que ficou de bom, como o Alexandre Wrobel [vice de patrimônio mantido na diretoria]. E começo também falando do meu tio, que faleceu após a eleição, e dos parentes do Rafael [vice de secretaria], que foi o principal colaborador da minha campanha", disse Bandeira.

"Confesso que há algumas semanas atrás jamais estaria aqui vendo isso. No começo da Chapa, eu apenas apoiava o grupo, até que o Wallim veio me chamar para ser o plano B, já que poderia ser impugnado.E eu entrei de vez naquela campanha que acabou vitoriosa. E o grande desafio agora é transformar a vitória na eleição em vitória dentro e fora de campo", ressaltou o novo presidente do Flamengo.

Corinthians como modelo para vencer

E a vitória na eleição sobre a chapa de Patricia Amorim não será a única inspiração da nova diretoria para voltar a vencer. Mesmo sem citar nomes, o novo presidente do Conselho Deliberativo do Flamengo, Delair Dumbrosck, mostrou que o Corinthians é um modelo que precisa ser copiado.

"Não podemos assistir a outro grande clube ganhar ajuda para ter um estádio e patrocínios, ganhar praticamente tudo e ficarmos parados. Vamos trabalhar para ser assim também e recolocar o Flamengo no topo. E vamos trabalhar como prioridade para reformar o Estatuo", encerrou Delair.

No fim, com Eduardo Bandeira de Mello devidamente empossado, torcedores e associados presentes voltaram a fazer uma festa no salão, mostrando o apoio que os novos cartolas terão das arquibancadas. Pelo menos em um primeiro momento.

"O desafio é agora. Temos que responder com trabalho e manter esse apoio até o fim. Não será fácil, mas queremos todos ao nosso lado comemorando vitórias, e não lamentando problemas", resumiu Wallim Vasconcellos, vice de futebol e líder do grupo.