Topo

Pato se despede do Milan, agradece torcida e diz que "sempre estará ligado" ao time italiano

Pato posa com a camisa do Corinthians, time pelo qual assinou por quatro anos - Daniel Kfouri/Corinthians
Pato posa com a camisa do Corinthians, time pelo qual assinou por quatro anos Imagem: Daniel Kfouri/Corinthians

Do UOL, em São Paulo

03/01/2013 20h53

Após anunciar a venda de Alexandre Pato para o Corinthians, pela quantia de 15 milhões de euros (cerca de R$ 40 milhões), o Milan publicou em seu site oficial uma mensagem de despedida deixada pelo atacante aos torcedores do clube italiano. No adeus, Pato diz que "sempre estará ligado" à equipe rubro-negra.

“Quero me despedir, mas principalmente, agradecer a todos. Desde o presidente até as muitas pessoas que trabalhei aqui no Milan e nestes anos inesquecíveis em Milão. Vou para o Corinthians, no Brasil, para ter a possibilidade de jogar com continuidade. Porém, não será fácil esquecer o Milan. Sou e sempre serei ligado à esta camisa, às suas cores e a todos os torcedores rossoneri. Neste momento, o meu pensamento vai para eles e o meu muito obrigado", escreveu o jogador.

O Corinthians assinou um vínculo de quatro anos com Pato e terá 60% dos direitos econômicos do jogador. Os outros 40% ficam com o próprio atleta na forma de luvas, já que o atacante não receberá este tipo de compensação financeira.

Com esse tipo de acordo, o Corinthians só ficaria com 60% do valor da venda em uma negociação no futuro. O restante ficará com o jogador revelado nas categorias de base do Internacional. A apresentação ainda não tem data marcada, mas deve acontecer até o dia 14 de janeiro, quando os titulares que foram campeões mundiais voltam aos trabalhos sob o comando de Tite.

O site oficial do time do Parque São Jorge também confirmou que a contratação foi efetuada e disse que Pato usará a camisa 7. A equipe ainda aproveitou para acionar a sua campanha de marketing, de "locospirose", dizendo que o atacante foi mais um infectado no bando.

Em sua passagem pelo Milan, o jogador fez 150 jogos e marcou 63 gols. Na seleção brasileira, foram 22 partidas, com nove gols. O site da equipe italiana, aliás, cometeu uma gafe ao trocar o nome do time que é Sport Club Corinthians Paulista para Corinthians Sporting Club.

Além do desafio de conquistar a torcida corintiana, Pato precisará vencer a concorrência de dois queridinhos dos corintianos: Emerson Sheik e Paolo Guerreiro.

A briga mais difícil, no entanto, será a luta contra as lesões. Desde que chegou à Itália, em 2008, o jogador teve 16 lesões e ficou muitas vezes de fora. Não à toa, o presidente do Milan, Silvio Berlusconi, declarou que Pato "era o futuro" do time, mas teve sua carreira atrapalha pelas lesões. No Corinthians, os membros do departamento médico têm certeza de que conseguirão tirar o jogador dessa péssima sequência de problemas musculares.