Topo

Drogba passa em branco, mas Costa do Marfim bate Togo no final e estreia com vitória na CAN

Estrela da Costa do Marfim, Drogba (11) comemora gol de Yaya Touré (19) contra Togo - AP Photo/Armando Franca
Estrela da Costa do Marfim, Drogba (11) comemora gol de Yaya Touré (19) contra Togo Imagem: AP Photo/Armando Franca

Do UOL, em São Paulo*

22/01/2013 14h53

Maior favorita à conquista da Copa Africana de Nações, Costa do Marfim estreou vencendo na competição. Mesmo com Didier Drogba, grande estrela da equipe, passando em branco, os "elefantes" contaram com um gol quase nos acréscimos para bater Togo por 2 a 1, pela primeira rodada do grupo D.

Outro jogador de renome a passar em branco foi o matador Emmanuel Adebayor, da seleção togolesa. Na primeira etapa, ele desperdiçou chance incrível após o zagueiro Kolo Touré falhar e deixá-lo na cara do gol. O atacante do Tottenham, tentou driblar o goleiro Barry e se deu mal (veja o lance abaixo). Minutos depois, Yaya Touré aproveitou bom jogada de Gervinho e encheu o pé para abrir o placar.

ADEBAYOR PERDE GOL INCRÍVEL CONTRA A COSTA DO MARFIM; VEJA O LANCE

Nos descontos da primeira etapa, Togo achou o empate com Ayité, aproveitando bom passe de Gakpé. Durante todo o segundo tempo, o equilíbrio prevaleceu, com as duas equipes desperdiçando boas chances. Na base da insistência, Costa do Marfim encontrou a vitória nos pés de Gervinho, que aproveitou cruzamento e completou meio esquisito, mas acabou acertando o gol.

O triunfo marfinense, porém, veio com muito suor e graças também a uma defesa espetacular do goleiro Barry, que defendeu cabeçada à queima-roupa praticamente no último lance do jogo.

TUNÍSIA FAZ GOLAÇO NOS ACRÉSCIMOS E VENCE A ARGÉLIA EM JOGO FRACO

  • REUTERS/Mike Hutchings

    Em uma partida sonolenta e de nível técnico baixo pelo grupo D, a Tunísia venceu a Argélia por 1 a 0 graças a um golaço nos acréscimos. Quando o empate sem gols já parecia certo, Msakni disparou um torpedo e acertou o ângulo do goleiro M'Bolhi (veja abaixo). Com o resultado, os tunisianos ocupam a vice-liderança da chave, que tem Costa do Marfim na primeira posição. A Argélia está em terceiro, enquanto Togo segura a lanterna.

Com os três primeiros pontos conquistados, os "elefantes" lideram a chave D. A Tunísia está na segunda colocação, já que marcou um gol a menos do que a equipe laranja. A Argélia está na terceira posição, enquanto Togo segura a lanterna.

No próximo sábado, a Costa do Marfim volta a campo para encarar a Tunísia, enquanto o Togo tenta se recuperar da derrota contra a Argélia.

*Atualizado às 17h56