Topo

Drogba passa em branco, Costa do Marfim perde para Nigéria e está eliminada; Burkina Fasso vence

Emmanuel Emenike comemora o gol marcado pela Nigéria contra Costa do Marfim - Francisco Leong/AFP Photo
Emmanuel Emenike comemora o gol marcado pela Nigéria contra Costa do Marfim Imagem: Francisco Leong/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

03/02/2013 14h52

A favorita Costa do Marfim foi surpreendida pela Nigéria e perdeu por 2 a 1, nas quartas de final da Copa Africana de Nações, neste domingo, em Rustenburg, na África do Sul. Principal estrela do futebol do país, o atacante Didier Drogba fez uma partida tímida e não conseguiu evitar a derrota de sua seleção, que foi vice campeã na última edição.

A Nigéria enfrentará Mali nas semifinais, na próxima quarta-feira, às 13h, horário de Brasília. A outra semifinal será entre Gana e Burkina Fasso.

Com a eliminação, a geração mais promissora da história de Costa do Marfim continua sem conquistar um único título. A Copa do Mundo do Brasil, em 2014, talvez seja a última oportunidade para Drogba e companhia dar alguma alegria para a população do país, que depositou muitas esperanças no time.

A Nigéria ignorou qualquer tipo de retrospecto ou favoritismo e foi para cima da Costa do Marfim logo no começo da partida. Tanto que o primeiro tempo foi quase todo dos nigerianos, que perderam as duas maiores chances, com Moses, aos 9 minutos, e aos 26, quando o atacante Emenike saiu na cara do goleiro, mas acabou chutando para fora.

Para aliviar a frustração da torcida, Emenike se redimiu pouco depois. No final da primeira etapa, aos 42 minutos, ele bateu falta uma da intermediária com muita força, no meio do gol, e contou com a ajuda do goleiro Barry, para abrir o marcador e colocar a Nigéria na frente.

Drogba, a principal estrela de Costa do Marfim, pouco fez no primeiro tempo.  Por sorte, ele e toda a equipe marfinense voltou mais ligada na etapa final. Logo no início, aos 4 minutos, o atacante do Galatasaray sofreu falta perigosa na linha de fundo, muito próximo da grande área. Ele mesmo bateu e colocou a bola na cabeça de Tioté, que estava livre e só escorou para o gol, empatando a partida.

Depois do gol, o jogo ficou aberto e as equipes criavam boas chances. Só que aos 32 minutos o torcedor da Nigéria pôde comemorar mais uma vez. Mbah avançou em velocidade, chutou de fora da área, a bola desviou no zagueiro e encobriu o goleiro Barry.

Faltando menos de 15 minutos para o fim, os nigerianos se fecharam na defesa e conseguiram vencer. Dessa forma, a equipe está classificada para a semifinal da Copa Africana de Nações e enfrentará Mali, que é a grande surpresa da Copa até aqui e que derrotou a África do Sul nas quartas, os anfitriões do torneio.

BURKINA FASSO VENCE TOGO NA PRORROGAÇÃO

No tempo normal, Burkina Fasso e Togo fizeram um jogo sem muitas emoções, mas muito equilibrado. As defesas se sobressaíram e a partida terminou empatada.

Só no final da primeira prorrogação o cenário mudou, quando Pitroipa aproveitou cruzamento de escanteio, se antecipou da zaga e escorou de cabeça, fazendo o gol que levou, pela segunda vez na história, Burkina Fasso para a semifinal da Copa Africana de Nações.