Jogo do Liverpool na Liga dos Campeões de 2009 teve resultado manipulado, diz jornal
Segundo o jornal dinamarquês Ekstra Bladet, o jogo entre Liverpool e Decbrecen, da tmeporada 2009/2010 da Liga dos Campeões, foi um dos 380 acusados pela Europol de ter resultado manipulado. A partida, a primeira da fase de grupos da competição, foi vencida pelo time inglês por 1 a 0, com uma suposta falha do goleiro do time da Hungria.
A fraude seria, justamente, o erro do goleiro Vukašin Poleksic, que, conforme explica a publicação, teria sofrido o gol de propósito e recebido propina para ajudar o Liverpool a vencer por pelo menos três gols de diferença, resultado comumente usado por apostadores. O que o arqueiro não esperava, porém, era o fraco desempenho nas finalizações do Liverpool, por isso teria "falhado" em finalização de Fernando Torres.
A acusação baseia-se em uma mensagem de texto enviada pelo holandês Paul R. para o croata Marijo C., que dizia: "Gerrard (jogador do Liverpool) deveria ter finalizado com mais capricho". Ambos são acusados pelo livro holandês Voetball Mafia de manipularem o resultado da partida.
Nesta segunda-feira, a Europol, organização europeia de polícia, informou ter descoberto uma rede de corrupção no futebol profissional que envolve mais de 15 países em todo o mundo e gerou, entre 2009 e 2011, 8 milhões de euros. Foram identificados mais de 380 partidas de futebol nas quais houve a prática ilegal de apostas. Nesta lista, foram apontados dois jogos da Liga dos Campeões, mas nenhum foi identificado pela Europol.
SALDO DA INVESTIGAÇÃO CONTRA CORRUPÇÃO NO FUTEBOL
![]() | 50 pessoas foram preseas, sendo 14 de origem alemã Um jogo da Liga dos Campeões é colocado como suspeita de manipulação (a polícia não informou qual jogo pode ter sido 'sujo') Jogos de Eliminatórias nas Américas e Áfricas também são colocados como suspeitos de manipulação Manipulação de resultados tem maior incidência em jogos de divisões menores, em que os envolvidos (árbitros e jogadores) têm poder aquisitivo menor Mafiosos teriam gastado 2 milhões de euros em subornos, gerando retorno de 8 milhões de euros, concluiu investigação |
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.