Topo

Internautas inventam reforço para o Grêmio, caso vira hit e vai parar na TV Globo

Enrico Cabrito, reforço fictício do Grêmio, teve até sua camisa divulgada na internet - Reprodução/Twitter
Enrico Cabrito, reforço fictício do Grêmio, teve até sua camisa divulgada na internet Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em Porto Alegre

05/02/2013 14h48

Enrico Cabrito "nasceu" e em menos de 12 horas virou o novo lateral esquerdo do Grêmio. O jogador argentino foi criado por internautas, na noite de segunda-feira, e rapidamente foi tratado como nova contratação do clube gaúcho. A notícia falsa virou hit no Twitter, deu origem a montagens com a cabeça do animal no meio da torcida e foi parar na televisão.

O boato sobre o suposto jogador surgiu de uma troca de mensagens entre amigos. Um deles, Enrico Lazzaroni, deu origem ao primeiro nome do jogador inventado. "A brincadeira era interna, jamais foi feito (sic) propositalmente para denegrir a imagem de quem quer que seja. Um jornalista leu um tuite meu", escreveu o outro amigo @_fabianoestrela no Twitter. O perfil @__batima também ajudou na ideia. 

Induzido em um mar de brincadeiras com o nome curioso e a suposta informação do negócio,o jornalista da Rádio GreNal Farid Germano Filho usou o próprio Twittter para propagar a notícia. Tornando Enrico famoso e "real".  “Enrico Cabrito, Lateral esquerdo Argentino, está sendo contratado pelo Grêmio”, postou Germano Filho.

A mensagem foi o início do efeito bola de neve. O jornalista voltou atrás e disse que sua conta no Twitter havia sido invadida por hackers. “Atenção! FUI Hackeado! Atenção! Estão publicando informações SEM nenhuma autorização minha! ATENÇÃO!!”, escreveu Germano Filho.

TV GLOBO ANUNCIA NEGOCIAÇÃO COM O JOGADOR FICTÍCIO

A história só tomou corpo e invadiu a madrugada. Manchetes de portais de notícias foram montadas para dar mais realismo ao boato. O termo Cabrito foi parar nos assuntos mais comentados da rede social. E, os internautas, brincavam com um cenário impossível.

“Com a chegada de CABRITO, Luxemburgo teria vetado a contratação de Claudio PITBULL, por medo de eles se estranharem!”, escreveu @sbringles. “Cabrito é raça. Vai comer grama em campo. Belo reforço do Grêmio, so que não”, digitou @ andrecoxa. “Fiquei sabendo que até os colorados irão receber o Cabrito no aeroporto”, brincou @fernandoalemao.

O auge da história, contudo, veio horas depois. A invenção difundida na internet não morreu e chegou até a televisão. O narrador Paulo Brito, da RBS TV, afiliada da TV Globo no Sul, entrou no conto na tarde desta terça-feira.

“O Grêmio estaria contratando o lateral esquerdo uruguaio... Sabem como é o nome? Cabrito. Já vi que vai sobrar para mim ali adiante. Mas é o lateral uruguaio que o Grêmio está tentando para reforçar seu grupo nas próximas horas”, disse o jornalista durante o programa Jornal do Almoço.

O caso que beira o surreal não é novo. Em 2011, também pelo Twitter, o Grêmio ficou perto de contratar Bruno Camargo. Outro atleta inexistente e que foi ligado ao time B do Chelsea. Na ocasião, uma rádio de Porto Alegre chegou a citar o negócio.