Topo

Nigéria atropela Mali e volta à final da Copa Africana de Nações após 13 anos

Atacante Emenike comemora um dos gols da Nigéria na semifinal contra Mali - AFP PHOTO / FRANCISCO LEONG
Atacante Emenike comemora um dos gols da Nigéria na semifinal contra Mali Imagem: AFP PHOTO / FRANCISCO LEONG

Do UOL, em São Paulo*

06/02/2013 14h51

A Nigéria está de volta à final da Copa Africana de Nações após 13 anos. A seleção nigeriana derrotou Mali na tarde desta quarta-feira por 4 a 1, em Durban, na África do Sul, sem grandes dificuldades e brigará pelo seu terceiro título da competição e por uma vaga na Copa das Confederações do Brasil. O adversário será Burkina Fasso, que derrotou Gana nos pênaltis.

Com moral pela grande vitória sobre a favorita Costa do Marfim nas quartas de final, a seleção nigeriana atropelou Mali com uma ótima atuação dos seus homens de frente.

Seleção sensação do continente na década de 1990, a Nigéria encaminhou sua classificação já na primeira etapa. Com grande atuação de Moses, atacante do Chelsea, da Inglaterra, a equipe marcou três vezes antes do intervalo.

Sempre com jogadas em velocidade pelos lados do campo, Moses fez linda jogada pela direita e cruzou na cabeça de Echiejiile, aos 25min. Apenas cinco minutos depois a equipe ampliou o placar, agora com Ideye.

Aos 43min, Emenike bateu falta rasteiro, a bola tocou em Sissoko e enganou o goleiro Samassa, do Mali.

Com a vitória e a vaga na final da Copa praticamente garantidas, o técnico nigeriano Stephen Keshi mexeu na equipe, que ainda assim seguiu melhor na partida. Tanto que Musa fez o quarto tento da Nigéria, aos 15min. Diarra ainda descontou para Mali aos 29min, mas nada que interferisse na classificação nigeriana à decisão.

A equipe já foi duas vezes campeã da Copa Africana das Nações, em 1980 e 1994. Além disso, a Nigéria foi vice-campeã quatro vezes e a última vez que disputou uma final foi em 2000, quando acabou derrotada por Camarões, nos pênaltis.

*Atualizado às 19h40