Topo

No "Papo Reto com Neto", sambistas afirmam: "no Carnaval não tem violência relacionada à torcida de futebol; quando há, é exceção"

Sambistas são convidados do "Papo Reto com Neto" especial de Carnaval - Priscila Gomes/UOL
Sambistas são convidados do "Papo Reto com Neto" especial de Carnaval Imagem: Priscila Gomes/UOL

Do UOL, em São Paulo

07/02/2013 16h00

Nesta quinta-feira pré-Carnaval o "Papo Reto com Neto" recebeu os sambistas Ernesto Teixeira e Alemão do Cavaco.

"TORCEDOR RESPEITA MAIS A ESCOLA DO QUE O TIME", ACREDITAM SAMBISTAS

Os convidados, respectivamente puxador da Gaviões da Fiel e compositor, falaram sobre a rivalidade que existe entre as escolas de samba oriundas de torcidas de futebol e, indignados, comentaram a confusão que aconteceu na apuração do Carnaval de São Paulo em 2012.

"As pessoas têm que reconhecer quando o adversário é superior, não precisa agredir. A torcida tem que lutar para que sua agremiação faça um belo trabalho assim como acontece com o time de futebol. A disputa tem que ficar no campo de quem fez o melhor no Carnaval e, quem realmente fizer o melhor, vai vencer", ponderou Ernesto.

Concordando com o ex-companheiro de Gaviões, Alemão completou: "tem que existir revolta e reivindicação por injustiça sempre, mas sem violência". Atualmente diretor geral de harmonia da carioca Mangueira, o músico falou sobre a repercussão do caso no Rio de Janeiro e comentou a diferença de comportamento nos Carnavais do Rio e de São Paulo.

"As pessoas ligadas ao Carnaval do Rio choraram quando assistiram aquele episódio. A maturidade mostrou que é possível ter respeito e, hoje, qualquer integrante é bem recebido na quadra adversária. A bateria da Mocidade, por exemplo, vai na Mangueira e todos tocam juntos. Isso é fantástico. Isso é Carnaval! O Vai-Vai tem que ir na Gaviões e as baterias têm que tocar juntas".

Questionados se isso pode se aplicar aos adversários que têm origem no futebol, como a Mancha Verde (Palmeiras) e Dragões da Real (São Paulo), Ernesto foi direto e otimista: "Carnaval é diversão e negócio, e ninguem vai investir em um negocio onde você depõe contra. No Carnaval não tem violência relacionada à torcida de futebol. É exceção. Estamos no caminho para haver uma grande confraternização como já acontece no Rio".

Na conversa com o apresentador e blogueiro do UOL Esporte os entrevistados também adiantaram detalhes sobre os desfiles da Gaviões da Fiel e da Mangueira, além de cantar um trechino do samba-enredo alvinegro de 2013.

O programa "Papo Reto com Neto" vai ao ar todas as quintas-feiras, às 16h.
 

"PAPO RETO COM NETO" ENTRA NO CLIMA DO CARNAVAL 2013; VEJA ÍNTEGRA


  • Veja a partir dos 04m15s - Ernesto Teixeira fala sobre o samba-enredo "Ser Fiel é a Alma do Negócio"
    Veja a partir dos 06m24s - Alemão do Cavaco explica diferenças entre os Carnavais de São Paulo e do Rio de Janeiro
    Veja a partir dos 11m30s - Corinthianos lamentaram a violência na apuração do Carnaval paulistano em 2012
    Veja a partir dos 27m24s - Músico do Dose Certa diz que futebol foi fundamental para se tornar sambista
    Veja a partir dos 28m53s - Puxador da Gaviões da Fiel dá canja e canta samba-enredo 2013