Topo

Copa do Brasil começa nesta quarta-feira com fase criada para corrigir erro da CBF

Arena da Floresta, casa do Atlético Acreano, terá a primeira partida da Copa do Brasil  - Governo do Acre
Arena da Floresta, casa do Atlético Acreano, terá a primeira partida da Copa do Brasil Imagem: Governo do Acre

Lucas Tieppo

Do UOL, em São Paulo

27/02/2013 06h00

A Copa do Brasil recupera importância a partir deste ano com a participação dos times que disputam a Copa Libertadores da América e o aumento no número de equipes. Porém, a competição tem início nesta quarta-feira com uma partida escondida, na chamada fase preliminar, entre Atlético Acreano e Desportiva Ferroviária, do Espírito Santo, sem glamour algum.

Esta fase do torneio na realidade só existe para corrigir uma falha cometida pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda em 2012 e impedir que a Copa do Brasil de 2013 fosse parar nos tribunais.

Em maio do ano passado, a entidade enviou um documento às federações dando as diretrizes para a temporada atual. Com a determinação em mãos, a Federação de Futebol do Espírito Santo se planejou para ter duas vagas na Copa do Brasil, como de costume. No entanto, o novo ranking das federações divulgado no fim do ano mostrou que o estado havia perdido uma das vagas para o Acre.

Porém, já estava determinado pelo regulamento que o campeão da Copa do Espírito Santo, no caso a Desportiva, teria lugar na competição nacional. Por outro lado, a Federação de Futebol do Acre, com base no novo ranking, deu o direito ao vice-campeão estadual Atlético Acreano.

Para evitar que os dois clubes entrassem na justiça pelo direito de jogar a competição, a CBF entrou em acordo com as duas federações e criou a fase preliminar, que existirá até 2015. Somente daqui a dois anos será definido quem tem direito a vaga.

“Não houve engano da CBF, mas sim a necessidade de fazer esse jogo para resolver uma situação de conflito entre as duas federações. Entendemos que ambas tinham razão na interpretação feita e como a discussão poderia se alongar, até judicialmente, decidimos através de o diálogo realizar a partida”, disse Virgílio Elíseo, diretor de Competições da CBF, ao UOL Esporte.

O presidente do Atlético Acreano, Edson Isidoro, admitiu a surpresa pela necessidade da realização do confronto mesmo após o vice-campeonato estadual.

“Preferimos aceitar a decisão da CBF do que começar a competição já brigando. Mas para nós foi sim uma surpresa”, afirmou o dirigente.

Apesar de ter remontado o time no início da temporada – a maioria dos jogadores eram ligados ao antigo treinador e deixaram o clube no fim de 2012 -, Edson confia em uma boa campanha mesmo com os gastos modestos.

“Nossa folha salarial não passa de R$ 50 mil. Trabalhamos com a receita vinda de aluguéis de imóveis do clube, de patrocinadores e do apoio do governo do estado”, ressaltou.

O primeiro jogo será em Rio Branco, nesta quarta-feira, às 20h (horário de Brasília) e a volta no dia 13 de março, em Cariacica, no Espírito Santo, às 20h30. O vencedor encara o Figueirense na sequência da Copa do Brasil.

Cheia de novidades, a Copa do Brasil terá a entrada dos clubes que disputam a Libertadores a partir das oitavas de final, quando os confrontos serão definidos através de sorteio. A primeira fase será no dia 3 de abril. 

Confira todos os confrontos:

CONFIRA TODOS OS CONFRONTOS DA PRIMEIRA FASE DA COPA DO BRASIL

Flamengo/RJ x Remo/PASport/PE x Vitória da Conquista/BABotafogo/RJ x Sobradinho/DFPortuguesa/SP x Naviraiense/MS
Sampaio Corrêa/MA x Campinense/PBABC/RN x Parnahyba/PICRB/AL x Fast Clube/AMPaysandu/PA x São Raimundo/RR
Ceará/CE x Ceilândia/DFVitória/BA x Mixto/MTFigueirense/SC x Atlético/AC ou Desportiva/ESSantos/SP x Flamengo/PI
ASA/AL x RN3*Boa/MG x Salgueiro/PESão Caetano/SP x Arapongas/PRJoinville/SC x Aracruz/ES
Internacional/RS x Rio Branco/ACParaná/PR x São Bernardo/SPCruzeiro/MG x CSA/ALNáutico/PE x CRAC/GO
Santa Cruz/PE x Guarani/CECriciúma/SC x Noroeste/SPCaxias/RS x Resende/RJBetim/MG x Bangu/RJ
Avaí/SC x RJ4*Coritiba/PR x CSP/PBAtlético-GOx Cametá/PABahia/BA x MAC/MA
América-MG x Gurupi/TOÁguia de Marabá/PA x Nacional/AMGrêmio Barueri/SP x Cianorte/PRLuverdense/MT x Tupi/MG
Goiás/GO x Oratório/APPonte Preta/SP x Itabaiana/SEAtlético-PR x Brasil/RSGuarani/SP x Confiança/SE
Santo André/SP x Veranópolis/RSBragantino/SP x Águia Negra/MSAmérica-RN x Ji-Paraná/ROFortaleza/CE x Luziânia/DF