Topo

Torcedor do Grêmio usa cartaz e protesta contra cadeiras na Arena

Torcedor do Grêmio protesta com cartaz contra colocação de cadeiras na Arena  - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Torcedor do Grêmio protesta com cartaz contra colocação de cadeiras na Arena Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/03/2013 09h30

O torcedor Antônio Conceição, de 63 anos, foi ao Olímpico na segunda-feira não somente para assistir o treinamento do time titular para a partida contra o Caracas. Mas munido de um cartaz feito pelo próprio, a ideia também foi protestar contra a colocação de cadeiras no espaço destinado a Geral na Arena.

"Arena, cadeiras não", dizia o material exibido pelo aficionado. "Não tem que por cadeiras em toda Arena. É a característica do Grêmio. O torcedor tem que ter seu espaço, manter isso", disse da arquibancada.

A discussão é antiga. Desde o incidente na comemoração do gol de Elano contra LDU, quando oito torcedores do Grêmio caíram no fosso com a quebra da divisória entre arquibancada e campo no movimento conhecido como 'avalanche', o espaço sem cadeiras está interditado. A ideia do Grêmio é colocar cadeiras, acabando de vez com tal celebração.

Mas a torcida é, em sua maioria, contra. Além de ter um espaço com ingressos de preço mais barato no novo estádio, a avalanche - descida rápida das arquibancadas em direção ao campo quando ocorrem gols - já virou tradição entre os gremistas.

A primeira alternativa foi a colocação de barreiras de ferro, chamados gradis. No entanto, não conseguiram evitar o pior na primeira partida oficial do estádio. Atualmente, os gradis dividem o espaço pela metade, poderiam ser colocados até o final, mas tal situação não é a predileta do clube.

A ideia é realmente contrariar os torcedores como o senhor Antônio Conceição e colocar cadeiras no espaço. O prazo para isso é dia 30 de abril, quando uma nova avaliação da prefeitura será feita e o Habite-se Parcial 1 - documento que habilita o estádio e receber eventos de forma definitiva - pode ser concedido.

A capacidade do estádio, atualmente de 60,1 mil torcedores, será reduzida, os ingressos ficarão mais caros, mas na avaliação do Grêmio os aficionados estarão mais seguros. "Encontraremos outra maneira de comemorar", sentenciou o presidente Fábio Koff.

Nesta terça-feira, a Arena recebe seu terceiro jogo oficial. Será contra o Caracas, às 21h30, pela terceira rodada do grupo 8 da Libertadores. Em caso de vitória, o time de Porto Alegre reassume a liderança da chave.