Topo

Corinthians pedirá liberação de Guerrero da seleção peruana, diz Tite

Guerrero em ação pelo Corinthians; jogador foi convocado, mas clube quer que ele fique - Leandro Moraes/UOL
Guerrero em ação pelo Corinthians; jogador foi convocado, mas clube quer que ele fique Imagem: Leandro Moraes/UOL

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

15/03/2013 19h20

O Corinthians vai tentar manter o atacante Paolo Guerrero no clube durante a próxima semana. Convocado pela seleção de seu país, o peruano está suspenso da partida pelas Eliminatórias e viajaria apenas para jogar um amistoso contra Trinidad e Tobago, mas o clube vai pedir que ele seja liberado do compromisso para seguir em treinamento.

“Vamos tentar manter o quanto for possível. Se não for possível... Mas eu e a direção vamos solicitar. Tenho a real dimensão da grandeza e das necessidades de cada equipe. É um amistoso, mas pode servir para o técnico. Por isso que a gente vai checar”, disse Tite.

"PONTARIA DE CINEMA" FAZ PAOLO GUERRERO SUPERAR MÉDIA DE RONALDO

O técnico Sergio Markarian convocou seus jogadores para duas partidas. A primeira será na sexta que vem, no dia 22, contra o Chile. A partida é válida pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2014, mas Guerrero está suspenso e não poderá atuar.

Na terça seguinte, dia 26, ele enfrentaria a seleção de Trinidad e Tobago, em Lima, em um amistoso, já que o Peru estaria de folga pelas Eliminatórias. Se cumprir todos os compromisso ao lado dos companheiros, ele pode perder até três jogos do Campeonato Paulista e uma sequência de treinos.

Guerrero, no entanto, não será o único corintiano a atuar por sua seleção na próxima semana. Paulinho foi convocado por Luiz Felipe Scolari para os amistosos contra Itália e Rússia, em Genebra e Londres, respectivamente.

Só que no caso do volante, Tite preferiu não interferir. “Aqui não, porque a gente está mais em contato. Aqui a gente sabe... A resposta é não”, disse o treinador, quando questionado a respeito.

Amigo no início da carreira, Luiz Felipe Scolari deixou de ser uma figura próxima para Tite quando os dois brigaram publicamente em 2011. Além disso, o técnico do Corinthians também pode guardar a carta na manga para uma situação mais importante.

No dia 6 de abril, o Brasil enfrentará a Bolívia em Santa Cruz de la Sierra em amistoso marcado em homenagem à memória de Kevin Beltrán Espada, jovem morto por um sinalizador atirado pela torcida do Corinthians durante o empate por 1 a 1 com o San Jose, pela Libertadores. Nesta partida, Scolari poderá chamar apenas atletas que atuem no país, o que aumentará as chances de alguns corintianos serem convocados.

O problema é que o clube do Parque São Jorge terá um compromisso importante. No dia 3 de abril, uma quarta-feira, o Corinthians enfrentará o Millonarios na Colômbia, e dependendo da programação pode até ser obrigado a atuar sem os seus selecionáveis.