Topo

Sem ser observado por técnico, pedalada e assistência levam Zizao à seleção

Zizao, do Corinthians, tenta cruzamento durante a vitória por 1 a 0 sobre o Mirassol - Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Zizao, do Corinthians, tenta cruzamento durante a vitória por 1 a 0 sobre o Mirassol Imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

21/03/2013 12h00

Quando o chinês Zizao pedalou e deu assistência para o meia Giovanni marcar no empate por 1 a 1 contra o Paulista na estreia do Corinthians no Estadual deste ano, não podia imaginar que este lance o levaria à seleção chinesa. Segundo apurou o UOL Esporte, a jogada foi determinante para que o atacante fosse convocado para defender o time de seu país, comandado pelo treinador espanhol Antonio Camacho.

Um assistente de Camacho procurou Flavio Pires, que representa no Brasil o Shanghai Shenxin (CHI), clube que detém os direitos econômicos de Zizao. De acordo com ele, o contato foi para saber como o atacante jogava, quais eram suas características. Ao ouvir como resposta que ele havia se destacado sendo titular em um jogo do Paulista e dado uma assistência para gol, decidiu pela convocação. A comissão técnica da seleção chinesa não viu sequer Zizao em ação.

Veja o lance em que Zizao brilhou no Corinthians

“Não teve marketing nenhum para ele ser chamado. Foi tudo na conversa por telefone. Foi mais por mim mesmo”, contou ao UOL Esporte Flavio Pires.

Por meio de uma carta, a Federação Chinesa de Futebol entrou em contato com o Corinthians para saber como estava o jogador técnica e fisicamente, se não havia nenhuma lesão e se ele poderia servir ao país. Isso aconteceu cerca de uma semana antes da convocação ser anunciada publicamente.

Zizao vai defender sua seleção pela primeira vez na carreira. O jogo em questão, dia 22 deste mês, será contra o Iraque, às 06h35 (de Brasília), na cidade de Changsha, em seu país natal, e é válido pelas eliminatórias da Copa da Ásia de 2015.

O chinês jogou as três primeiras rodadas do Estadual, quando o técnico Tite optou por escalar apenas os reservas do Corinthians, já que os titulares ainda estavam de férias por causa da disputa do Mundial de clubes em dezembro. Zizao se destacou no empate por 1 a 1 contra o Paulista na estreia do Timão na competição, quando pedalou e deu assistência para o meia Giovanni marcar.