Topo

19 anos após cotovelada de Leonardo, Tab Ramos afirma sentir dor na cabeça

Leonardo é expulso após agredir Tab Ramos, na Copa de 1994 - David Cannon/Getty Images
Leonardo é expulso após agredir Tab Ramos, na Copa de 1994 Imagem: David Cannon/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/04/2013 13h23

Tab Ramos encerrou sua participação na Copa do Mundo de 94 no primeiro tempo das oitavas de finais. Uma cotovelada dada pelo lateral Leonardo desmoronou o então meio-campista da seleção dos EUA, com fraturas no crânio e maxilar. Quase 20 anos após a agressão sofrida, o agora treinador da seleção norte-americana sub 20 afirma que ainda sente dores na cabeça.

“Ainda sinto aquela parte da cabeça quando o tempo está muito úmido”, relatou Tab Ramos ao site oficial da Fifa.

Por ter dado a cotovelada, Leonardo levou cartão vermelho. Com um a menos em campo, o Brasil venceu o jogo por 1 a 0, em San Francisco. A Fifa, na época, aumentou a pena do lateral, excluindo o lateral do restante da competição.

Já Tab Ramos foi internado e correu risco de não jogar mais profissionalmente. Ele defendia o Betis, da Espanha, no período em que disputou o Mundial de 1994. Devido ao tratamento da lesão na cabeça, o meio-campista não pôde integrar o time de Sevilha no acesso à elite do Campeonato Espanhol, em 95.

Nascido no Uruguai, Tab se naturalizou norte-americano. Com 46 anos, ele hoje comanda projeto de produzir nova safra de atletas para as seleções futuras do EUA.

"É uma faixa de idade intrigante. Uns acabaram de se profissionalizar e encaram como uma motivação. Outros acham que já chegaram lá e compram novas calotas para o carro", comentou Tab.