Topo

Jogador brasileiro admite geração "cai-cai" e iludida com o sucesso

Do UOL, em São Paulo

06/05/2013 12h00

Uma pesquisa do UOL Esporte com 105 jogadores em atividade em grandes clubes do país revela uma reflexão crítica sobre a identidade atual do boleiro brasileiro. Os atletas que responderam o questionário em condição de anonimato dizem ver uma geração "cai-cai", com pouca educação esportiva e iludida com a fama.

Questionados pela reportagem sobre qual a pior característica do jogador brasileiro, 28% afirmaram que é a mania do "cai-cai", da catimba e simulação de faltas. Esta foi a resposta mais comum entre os entrevistados.

Em segundo lugar aparece a ilusão com o sucesso, presente nas respostas de 12% dos jogadores ouvidos. A seguir, 10% apontam a falta de respeito como um problema para a geração atual do futebol brasileiro. Para completar o pacote, 7% dizem ver a classe como arrogante, com mania de querer tirar vantagem em qualquer situação.

A opinião dos jogadores sobre o futebol

  • Arte UOL

O jogador brasileiro "se acha esperto", afirmou um dos nomes consultados pela reportagem do UOL Esporte no levantamento, de forma anônima.

Em menor incidência, outros itens presentes nas respostas foram preguiça desobediência tática, excesso de baladas e obsessão por uma transferência para a Europa.

Por outro lado, perguntados sobre qual a melhor coisa a respeito do jogador brasileiro, a maioria dos entrevistados (45%) indica a habilidade técnica. A seguir aparecem improvisação (11%) e inteligência (5%).

CALENDÁRIO DESORGANIZADO LIDERA RECLAMAÇÕES

A mesma pesquisa ainda listou o que mais desagrada os atletas em atividade no país. Os nomes ouvidos apontaram o calendário do futebol nacional como o maior vilão de suas vidas profissionais.

Para 30% dos jogadores ouvidos na pesquisa, o calendário de partidas é a pior coisa que existe no futebol brasileiro. Os atletas reclamam de excesso de jogos, falta de datas e discrepância com a programação da temporada europeia.

Adicionalmente, 3% das respostas apontam a pré-temporada curta como grande problema do futebol no país, em mais uma consequência do planejamento de calendário.

Qual é o maior artista da simulação? Vote

Diferentes itens chamam a atenção nas respostas dos jogadores ouvidos pela reportagem do UOL Esporte. Para 10% deles, a simulação de faltas é um grande problema do futebol do país. Outros 8% citam os estádios vazios como frustração. Mais 8% apontam a violência de torcida como a marca negativa da atividade.

Nas respostas dos jogadores ouvidos no levantamento também constam questões como arbitragem (5%), atraso dos salários (4%) e falta de união da classe (2%). Falta de centros de treinamentos adequados, interferência da Justiça Desportiva e falta de conhecimento tático também foram citados em menor número.

Foram ouvidos na pesquisa jogadores de Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco da Gama.