Topo

Michael treina após confirmação de doping; Flu oferecerá ajuda médica

Abel Braga conversa com o atacante Michael após divulgação de caso de doping - Rossana Fraga/Photocamera
Abel Braga conversa com o atacante Michael após divulgação de caso de doping Imagem: Rossana Fraga/Photocamera

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/05/2013 17h07

O atacante Michael treinava no gramado das Laranjeiras ao mesmo tempo em que, na sala de imprensa do Fluminense, o diretor executivo Rodrigo Caetano e o vice de futebol Sandro Lima confirmavam o doping do jogador por cocaína. A equipe descartou qualquer punição e oferecerá ajuda médica ao atleta de 20 anos, apesar de não confirmar se ele utilizou a droga uma vez ou se é usuário constante.

"Seria muito leviano da nossa parte ficar fazendo estimativas quanto a isso. Vamos fazer nossa parte, vamos tratá-lo, cuidar dele e encaminhar para gente competente. O departamento médico irá indicar especialistas para que possamos ajudá-lo. Queremos recuperar o jogador e a pessoa, para que ele possa voltar a jogar pelo Fluminense", declarou o diretor executivo Rodrigo Caetano.

Jogador do Flu é pego no doping por cocaína; líderes fazem reunião

  • Nelson Perez/Fluminense FC

Michael conversou com o técnico Abel Braga por alguns minutos antes do treino e participou da atividade normalmente. Ele treinou no ataque reserva durante tático realizado pelo técnico Abel Braga. Fred foi confirmado ao lado de Wellington Nem e Thiago Neves. Deco, que também foi pego no doping na última semana, por uso de furosemida, treinou com os companheiros. 

Os dirigentes disseram que receberam a notícia na noite da última segunda-feira, e que o atleta admitiu o uso, abdicando da necessidade da contraprova. Também ressaltaram que o clube realiza um trabalho de prevenção no profissional e nas categorias de base. Duas palestras com membros do departamento médico foram realizadas nesta temporada, mas não foram suficientes para evitar novo caso de doping.

"Isso é um problema também de questão social e cultural. Realizamos todo trabalho para evitar que ocorra, mas não podemos acompanhar 24 horas por dia os atletas. Também é preciso desvincular a questão do Deco, que é uma substância diferente e logo será esclarecido que houve contaminação no processo das vitaminas que ele usa", completou Caetano.

Flu inscreverá outros jogador na Libertadores
O time das Laranjeiras deve mudar a lista de inscritos na Copa Libertadores, caso vença o Emelec na próxima quarta-feira e avance às quartas de final da competição. Michael será suspenso preventivamente por 30 dias e os duelos da nova fase acontecerão nos dias 22 e 29 deste mês.

O caso de Deco ainda será avaliado, mas a tendência é de que ele permaneça na relação de inscritos, já que uma vez cortado, o atleta não pode atuar novamente. O Fluminense encara o Emelec nesta quarta-feira, às 22h, pela segunda partida das oitavas de final, em São Januário. O time carioca precisa vencer por 1 a 0 ou por mais de dois gols de diferença para conseguir a vaga.