Topo

São Paulo usa Copa Suruga para 'driblar' CBF e jogar também a Copa Audi

São Paulo participará da Copa Audi ao lado de Bayern, Milan e Manchester City - Arte UOL
São Paulo participará da Copa Audi ao lado de Bayern, Milan e Manchester City Imagem: Arte UOL

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo*

11/05/2013 06h01

O São Paulo tem, sim, a liberação para jogar a Copa Audi nos dias 31 de julho e 1º de agosto de 2013, em Munique, na Alemanha. O UOL Esporte teve acesso ao ofício enviado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ao clube liberando a excursão internacional. 

Na verdade, o time do Morumbi “driblou” o regulamento da entidade que comanda o futebol nacional alegando que necessitava ficar afastado do Campeonato Brasileiro, entre os dias 31 de julho e 7 de agosto, por causa de logística feita para a Copa Suruga, que será disputada dia 7 de agosto.

Como o jogo diante do Kashima Antlers, no Japão, é oficial e vale pelo calendário da Fifa (Federação Internacional de Futebol), a CBF, obrigatoriamente, liberaria o time. Foi aí que entrou o “jeitinho” dado pelos são-paulinos. Com a folga garantida, o time costurou a participação na Copa Audi e já não precisaria mais pedir o aval da CBF especificamente para o torneio amistoso.

O aval da CBF foi dado por escrito e já está nas mãos da diretoria são-paulina. No texto, a entidade é clara e diz que a liberação ocorreu devido à Copa Suruga. A Copa Audi nem sequer é citada no documento.

Sendo assim, o time disputa normalmente o Brasileiro até a 9ª rodada, no dia 28 de julho, contra o Corinthians, e viaja para a Alemanha. Os jogos dos dias 31 de julho, contra o Náutico, do dia 4 de agosto, diante do Bahia, e do dia 7 de agosto, ante o Internacional, serão adiados. O São Paulo volta ao calendário normal dia 11 de agosto, contra a Portuguesa.


Em entrevista coletiva dada na última sexta-feira, o diretor de futebol, Adalberto Baptista, não deu todos os detalhes do “drible”, mas reiterou que já tinha o aval da CBF e até da Rede Globo, que detém os direitos de transmissão do campeonato nacional. Por isso, ele disse não entender as reclamações do Santos, que disse ter rejeitado a Copa Audi por obstáculos impostos pela entidade.

"Eu fui pego de surpresa pelo Santos. Há três edições, recebemos o convite. Nós declinamos em outras oportunidades por causa da dificuldade de calendário. Neste ano, temos uma competição oficial, que é a Copa Suruga e é pré-agendada. A Rede Globo, a Federação Paulista de Futebol e a CBF sabem da mudança de datas do Brasileirão. Já assinamos todos os documentos. Temos a autorização para ausência", disse ele.

O São Paulo ainda pretende jogar outro amistoso na Europa entre os dias 1º e 6 de agosto, antes da Copa Suruga, marcada para o dia 7. A CBF, por sua vez, não comenta o drible dado pelo São Paulo. 

* Com a colaboração de Renan Prates, do UOL, em São Paulo