Topo

Shakhtar Donetsk lista Fred, do Inter, como opção e pode fazer proposta

Fred foi decisivo na estreia do Inter no Brasileirão e é observado pelos ucranianos - Alexandre Lops/AI Inter
Fred foi decisivo na estreia do Inter no Brasileirão e é observado pelos ucranianos Imagem: Alexandre Lops/AI Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

28/05/2013 06h02

O meia Fred, do Internacional, está na mira do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Destaque na estreia do time de Dunga no Campeonato Brasileiro, ele faz parte de uma lista de atletas que interessam ao time do leste europeu e pode fazer uma proposta chegar até a mesa do presidente Giovanni Luigi.

Os ucranianos enviarão seus representantes ao Brasil nas próximas semanas, mas não irão direto em Fred. O clube tem outro nome prioritário no país, com aval do técnico Mircea Lucescu. Ao todo, são três os atletas observados, mas somente um deve ser contratado.

A saída de Fred não está nos planos do Inter, mas os dirigentes do Colorado podem admitir uma transferência em caso de altos valores. Premissa que vem sendo atendida pelos times da Ucrânia nos últimos anos. Alguns integrantes da alta cúpula vermelha, inclusive, já sabem que o Shakhtar observa o jogador.

O Internacional recebeu uma visita ilustre, no CT do Parque Gigante. O estudante Marcos Tomazetti, sobrevivente da tragédia da Boate Kiss – ocorrida em janeiro deste ano na cidade de Santa Maria, encontrou os jogadores um dia após receber alta do hospital. LEIA
O centroavante Leandro Damião voltou a treinar com bola nesta segunda-feira, às vésperas de se apresentar na seleção brasileira para disputa da Copa das Confederações. Recuperado de uma lesão na coxa direita, o camisa 9 foi inclusive preservado pelo Internacional na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. LEIA

No Beira-Rio desde 2010, Fred foi promovido ao time principal na temporada passada, às vésperas da saída de Dorival Júnior. Se firmou na equipe titular com Fernandão e foi um dos poucos que recebeu elogios em meio ao rendimento fraco do segundo semestre. Neste ano

“Estou tranquilo, quero fazer um bom Campeonato Brasileiro. Depois a gente vê. Eu deixo isso [transferência] para o meu empresário”, disse Fred.

Com contrato até 2017, Fred pode vir a ser a segunda venda do Internacional na próxima janela de transferências. Antes dele está o nome de Leandro Damião, que conta com o antigo interesse do Tottenham e com o rótulo de ‘bola da vez’ entre os cartolas.

A meta do Inter é obter cerca de 18 milhões de euros com a venda de Damião. Recurso que poderá ajudar em contratações para o time de Dunga e nas finanças gerais do clube, que não tem o Beira-Rio em 2013 por conta das reformas para Copa do Mundo.