Topo

Dois anos depois, Grêmio vê Luxa repetir Renato e demite 'técnico herdado'

Luxemburgo e Renato tem situações parecidas com dois anos de diferença no Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio - Júlio Cesar Guimarães/UOL
Luxemburgo e Renato tem situações parecidas com dois anos de diferença no Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio - Júlio Cesar Guimarães/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/06/2013 15h54

Dois anos se passaram mas as trajetórias de Vanderlei Luxemburgo e Renato Gaúcho no Grêmio tiveram desfecho quase idêntico. Como seu opositor, Fábio Koff também 'herdou' um técnico por força da torcida, demorou o mesmo tempo para demiti-lo e não comemorou títulos.

Renato Gaúcho foi contratado na gestão de Duda Kroeff, em 2010, e levou o Grêmio da zona de rebaixamento à vaga para Libertadores. No entanto viu o presidente e a gestão com quem tinha ótima relação perderem a eleição de dezembro. Odone assumiu e desde a negociação para renovação de contrato deixou claro que Renato não era a preferência.

Mas o apelo popular venceu. Identificado com a torcida, o treinador renovou seu contrato e precisou 'se adaptar' ao novo comando do clube. Não foi fácil. Sem o mesmo respaldo, Renato perdeu o Gauchão, foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores e acabou demitido no dia 30 de junho de 2011.

GRÊMIO SURPREENDE E DEMITE VANDERLEI LUXEMBURGO NESTE SÁBADO


O filme é o mesmo, mas os personagens mudaram. Em 2012, Vanderlei Luxemburgo foi contratado por Paulo Odone e no comando do Grêmio conquistou a vaga para próxima Libertadores. O vínculo vencia, de novo, em dezembro, e a torcida 'forçou' a permanência. Porém, o mandatário foi derrotado nas eleições, dando lugar a Fábio Koff.

O enredo idêntico também apontou dificuldades de renovação e a ameaça de saída. Não aconteceu. Koff cedeu aos anseios dos aficionados e manteve Vanderlei. Derrotado no Gauchão, novamente fora nas oitavas de final da Libertadores e oscilando no Brasileiro, Luxa foi demitido neste sábado, 29 de junho de 2013.

REPERCUSSÕES DA DEMISSÃO DE VANDERLEI LUXEMBURGO NO GRÊMIO

Dos 90 minutos do jogo-treino entre Grêmio e Caxias, neste sábado, no Olímpico, somente 30 minutos estiveram em foco. Já que antes do fim do primeiro tempo a direção gremista confirmou a queda de Vanderlei Luxemburgo. Em campo, comandados pelo auxiliar Roger, os jogadores venceram o Caxias por 1 a 0 em, gol contra do zagueiro Thiago.
LEIA MAIS
O presidente do Grêmio, Fábio Koff, se manifestou após o jogo-treino contra o Caxias, neste sábado, sobre a demissão do técnico Vanderlei Luxemburgo. Segundo o mandatário, a saída do treinador se deve ao desgaste no relacionamento interno e a soma de vários fatores mantidos em sigilo.
LEIA MAIS
Tão logo Vanderlei Luxemburgo foi demitido, o Grêmio já inicia movimentação para contratação de um novo técnico que já comande o time no retorno do Brasileirão, dia 6 de julho diante do Atlético-PR. Amigos pessoal de Fábio Koff e 'garoto propaganda' nas eleições do ano passado, Renato Gaúcho é o mais cotado e o acerto pode ser rápido.
LEIA MAIS
A solução para o comando técnico do Grêmio pode já estar no Olímpico. Questionado sobre o substituto de Vanderlei Luxemburgo, demitido neste sábado, o presidente Fábio Koff não citou Renato Gaúcho e falou abertamente da chance de efetivar Roger Machado.
LEIA MAIS

Financeiramente, demitir Renato foi muito mais fácil. Quando renovou seu contrato com o Grêmio, o ex-atacante abriu mão de multa rescisória. Luxa não, e receberá algo em torno de R$ 1,2 milhões do clube.

Vanderlei embarcou no início da tarde para o Rio de Janeiro. O treinador deixou seu empresário, Gilmar Veloz, encarregado de tratar das questões legais de rescisão de vínculo. O Grêmio cogita o retorno de Portaluppi, mas não descarta efetivar Roger Machado no comando. O auxiliar irá coordenar os treinamentos até que uma decisão seja tomada.