Topo

São Paulo anuncia retorno de Paulo Autuori ao comando do clube

São Paulo anunciou a contratação do técnico Paulo Autuori pelo Twitter - Reprodução/Twitter
São Paulo anunciou a contratação do técnico Paulo Autuori pelo Twitter Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

11/07/2013 13h27

O São Paulo oficializou nesta quinta-feira a contratação de Paulo Autuori para o comando técnico do clube. O treinador dirigia o Vasco, mas se desligou do time carioca na segunda-feira justamente para assinar vínculo com a equipe do Morumbi.

Autuori finalizou a negociação na manhã desta quinta, se apresentou aos jogadores e já comanda o treino durante a tarde no CT da Barra Funda. O técnico também dará uma entrevista coletiva. 

Autuori chega para substituir Ney Franco, demitido na sexta-feira após a derrota para o Corinthians no jogo de ida da Recopa Sul-Americana. O novo técnico do clube retorna à equipe tricolor, onde faturou a Libertadores e o Mundial de Clubes, em 2005.

Para o lugar de Ney Franco, o São Paulo queria um técnico experiente, com o perfil conciliador e capaz de resolver problemas de ordem tática e técnica. Outro cotado a assumir o cargo foi Muricy Ramalho, atualmente desempregado, e que tinha a preferência da torcida. Mas a diretoria optou por Autuori.

O campeão mundial irá encontrar um ambiente no Morumbi muito diferente do que encontrou quando assumiu a equipe pela primeira vez, em 2005. Naquela ocasião, ele pegou um time já formado e estabelecido. Quando Leão deixou o clube, o São Paulo estava próximo da classificação para as oitavas de final da Libertadores. Sob o comando de Autuori, o tricolor faturou o torneio sul-americano e o Mundial de Clubes.

Agora, a realidade é oposta. A equipe vem de uma série de resultados ruins e é acusada por parte da torcida de derrapar em momentos decisivos. São quatro derrotas seguidas em casa, para Corinthians, Goiás, Santos e Bahia - os três últimos pelo Brasileirão. 

O último título foi a Copa Sul-Americana do ano passado. Este ano, a eliminação para o Corinthians no Paulistão e na Libertadores, para o Atlético-MG, aumentaram essa sensação.