Topo

Sem presença de cartolas, corpo de Djalma Santos é enterrado em Uberaba

Ex-jogador, campeão do mundo com o Brasil, morreu na ultima terça-feira - L.ADOLFO/ESTADÃO CONTEÚDO
Ex-jogador, campeão do mundo com o Brasil, morreu na ultima terça-feira Imagem: L.ADOLFO/ESTADÃO CONTEÚDO

Renata Tavares

Do UOL, em Uberaba (MG)

24/07/2013 18h49

Familiares, amigos, conhecidos e admiradores do ex-jogador de futebol e bicampeão mundial Djalma Santos se despediram dele com homenagens em Uberaba, cidade que o ex-jogador morava havia 33 anos. Apesar disso, nenhum dirigente do Palmeiras, seu ex-time, ou da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) compareceu à cidade para o velório ou o enterro, realizado no fim da tarde desta quarta-feira.

Mais cedo, coroas de flores decoraram a Câmara Municipal, onde o corpo foi velado. Orações, mensagens de agradecimento e aplausos foram os manifestos de carinho de quem deu o último adeus ao ídolo do futebol brasileiro.

Mais de mil pessoas foram ao velório e acompanharam o cortejo feito pelo Corpo de Bombeiros. Ao lado dos filhos do primeiro casamento e de Laura Santos, filha do ex-jogador, a atual mulher dele, Esmeralda Santos, chorou em alguns momentos, recebeu o apoio de quem passou pelo local e preferiu não falar com a imprensa. 

RELEMBRE NO TERCEIRO TEMPO A TRAJETÓRIA DE DJALMA SANTOS

A bandeira do Palmeiras, time em que Djalma jogou, estava sobre o caixão do ex-jogador no momento do enterro. O clube e a CBF enviaram coroas de flores, assim como a presidente Dilma Rousseff. Em nota à imprensa a presidente lamentou a morte do bicampeão e disse que o futebol está em luto.“Eu o vi pela última vez em Uberaba. Foi emocionante vê-lo na cerimônia (de abertura da ExpoZebu) abraçando Pelé".

Djalma Santos, ex-lateral direito, morreu na noite de ontem aos 84 anos depois de ter passado três semanas internado com complicações pulmonares. O jogador descobriu uma pneumonia aguda no dia 30 de junho, no dia da final do Brasil na Copa das Confederações. Segundo o médico e amigo de Djalma, Odo Adão, ele se sentiu mal e teve queda de pressão.

"Ele não sabia que estava com pneumonia. Nesta idade, os sintomas só aparecem quando o estado já está avançado. Ele tinha uma saúde de ferro", diz Adão. O ex-jogador foi internado no dia seguinte e não saiu mais. "Foi um grande brasileiro e digno de respeito. Uma das características mais marcantes dele era a ética, tanto que nunca foi expulso de um jogo",completa.

Djalma tinha vida simples
Djalma Santos escolheu Uberaba quando veio passear na casa dos parentes  da ex-mulher, falecida. Amigo da família e parceiro nos projetos de Djalma, Luciano Soares, disse ao UOL Esporte que ele se apaixonou pela cidade e decidiu ficar. "Ele achou a cidade simples e fez de Uberaba, a casa dele", lembra.

Os amigos do ex-jogador disseram que ele tinha vida simples na cidade. A casa em que Djalma vivia fica em um bairro próximo ao centro, mas conforme o amigo dele, José Ferreira, sem luxo. "Ele vivia da aposentadoria e dos projetos de futebol que criava aqui. Sempre muito humilde, o Djalma nunca foi de luxo", disse.

O ex-jogador chegou a ser secretário de Esportes do município, mas de acordo com Odo Adão, não era reconhecido na cidade. "O Djalma era celebridade em outras cidades, aqui poucos faziam questão". O amigo da família Luciano Soares também disse o mesmo. "O Brasil inteiro sabe a importância dele para o futebol e quem era ele, Uberaba não". 
O corpo do ex-atleta foi enterrado no mesmo túmulo em que ex-mulher Mercedes de Campos dos Santos foi sepultada há 10 anos. "Perdi um grande amigo que mudou minha vida", diz Luciano.

Histórico
Djalma Santos disputou quatro copas do Mundo: 1954, 1958, 1962 e 1966. Bicampeão do mundo em 58/62, ele disputou só um jogo na Copa do Mundo da Suécia, na final contra os donos da casa, substituindo o contundido De Sordi, o que bastou para lhe valer a escolha de melhor lateral-direito daquele Mundial. O ex-jogador foi um dos recordistas em jogos com a camisa do Brasil. Foram 114, com 81 vitórias, 16 empates e 17 derrotas. Marcou três gols.

Em 1963, foi o único jogador brasileiro a fazer parte da Seleção da Fifa que enfrentou a Inglaterra, em um amistoso, em Wembley.

Djalma Santos deixa a mulher, Esmeralda dos Santos, com quem era casado desde 2006, e a filha Laura, além dos enteados Fábio e Luiz. O prefeito Paulo Piau decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do bicampeão mundial.