Topo

"Se Neymar e Messi não puderem jogar juntos sou o culpado", diz Martino ao chegar no Barça

Do UOL, em São Paulo

26/07/2013 08h38

O novo treinador do Barcelona, Gerardo Martino, foi apresentado nesta sexta-feira no clube catalão. E o argentino já chegou afirmando que Neymar e Messi terão que atuar juntos e, caso dê errado, ele mesmo assumirá a culpa.

"Não me ocorre pensar que não há possibilidade de jogarem juntos. Se não podem jogar juntos, será um problema do treinador. E não dos jogadores", declarou Martino, na primeira entrevista coletiva concedida como técnico do Barça.

Martino assinou contrato por dois anos. Segundo o treinador, estão entre suas missões manter o sistema ofensivo adotado pelo Barça, prestigiar os atletas vindos da base e oferecer a Messi um esquema que o possibilite atuar com desenvoltura.

BARÇA PUBLICA VÍDEO DE NEYMAR SE PREPARANDO PARA ESTREIA

“Tentaremos recuperar algumas das melhores versões apresentadas pelo Barça. A pressão e a rápida recuperação de bola são alguns dos objetivos que pretendemos reincorporar ao elenco”.

Martino estava no Newell's Old Boys (eliminado nas semifinais da Libertadores pelo Atlético-MG) e que teve passagem destacada pelo Paraguai na Copa do Mundo de 2010. Ele nunca treinou um clube europeu. Perguntado sobre este fato, disse que a mudança é natural.

"Na realidade, eu tomo como natural esse processo. Se tivesse feito carreira na Europa, seria mais conhecido. Eu trabalhava na América do Sul e é normal que ninguém me conheça", declarou.

O primeiro jogo de Martino como comandante do Barcelona deverá ocorrer no próximo sábado. Ele viaja ainda nesta sexta para Oslo,  na Noruega, cidade que receberá o amistoso do clube espanhol contra o Valerenga no próximo sábado.