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Cruzeiro inova em ações de marketing para fortalecer 'Sócio do Futebol'

Apresentação de Júlio Baptista, em carro forte, foi novo capítulo na série de inovações celestes - Juliana Flister/VIPCOMM
Apresentação de Júlio Baptista, em carro forte, foi novo capítulo na série de inovações celestes Imagem: Juliana Flister/VIPCOMM

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

01/08/2013 10h07

Além de se destacar dentro de campo com um bom desempenho na temporada, apesar da derrota para o Fluminense, por 1 a 0, o Cruzeiro tem chamado atenção por suas ações de marketing. A última delas foi a apresentação inusitada do jogador Julio Baptista, antes do clássico em que goleou o rival Atlético-MG, por 4 a 1, quando saiu de dentro de um carro forte no gramado do Mineirão. A intenção celeste com esses atos é estreitar o relacionamento com a torcida e fortalecer o projeto ‘Sócio do Futebol’.

“Este ano fizemos algumas apresentações de forma inusitada no sentido de aproximar a torcida com o clube, a torcida com os jogadores e também objetivando fazer menção ao Sócio do Futebol do Cruzeiro. O que queremos é mostrar a importância do torcedor na vida do clube e na questão do sócio que ele é responsável por viabilizar os atletas no clube”, explicou o diretor de marketing do Cruzeiro, Marcone Barbosa.

No começo do ano, o clube celeste apresentou dez jogadores no Mineirão nos moldes do media day, tradicional evento que ocorre nos Estados Unidos com times de futebol americano e basquete, em que as novas contratações são apresentadas em um único dia. Apesar de ter sido restrito à imprensa, 20 sócios torcedores tiveram o privilégio de acompanhar o evento graças a um acúmulo de pontos no programa que possibilitou a troca por um convite.

  • Dionízio Oliveira/UOL

    Camisa com o slogan "#fechadocomoCruzeiro" faz parte da estratégia de marketing

Depois disso, o time apresentou Dagoberto e Everton Ribeiro, na Toca da Raposa I, CT da base do clube, com a presença de 1500 torcedores, sendo 200 adeptos do Sócio de Futebol. Em seguida, a diretoria surpreendeu mais uma vez ao apresentar o zagueiro Dedé, uma das contratações mais caras do Cruzeiro, em um supermercado da capital mineira.

O objetivo específico, nesse caso, era relacionar os benefícios do sócio com a chegada de um atleta badalado para reforçar a equipe e os descontos oferecidos pelo projeto da Ambev “Movimento por um futebol melhor”, que hoje conta com mais de 600 produtos com preços reduzidos em comércios conveniados.

Por último, com Julio Baptista, a ideia foi mostrar que o dinheiro arrecadado com a participação do sócio torcedor estava investido no jogador, dentro do carro forte, pois somente a alta adesão dos cruzeirenses ao projeto têm possibilitado ao clube mineiro fazer grandes contratações e arcar com as despesas de um elenco numeroso.

E o trabalho do marketing para promover o projeto de sócio torcedor obteve sucesso ao longo do ano. A meta inicial dos cruzeirenses era terminar 2013 com um número entre 20 mil e 30 mil associados. Porém, na última segunda-feira, o clube ultrapassou a marca e o novo objetivo é fechar o ano com 40 mil sócios torcedores.

A estimativa é que o clube estrelado já tenha faturado R$ 20 milhões neste ano só com o programa de Sócio do Futebol. E a expectativa é de que no final do ano, juntando as receitas provenientes dos sócios e da bilheteria das partidas, o Cruzeiro arrecade um montante equivalente a um terço de toda a receita anual.

Hoje o Cruzeiro possui cinco modalidades em seu programa de sócio torcedor. A categoria Cruzeiro Sempre, com custo de R$ 27,50 por mês, dá direito a desconto de 50% na compra de ingressos e venda exclusiva pela internet. As outras são Sócio Copa do Brasil, R$ 95, o Sócio Brasileiro, R$ 100, o Sócio Libertadores, R$ 150, e o Sócio Tríplice Coroa, R$ 200, todos com entradas garantidas desde que a pessoa esteja com a mensalidade em dia.

Para continuar a expansão do projeto sócio torcedor, o clube pretende realizar novas ações no interior do estado para a captação de novos contribuintes e lançar novas campanhas, como a #FechadoComOCruzeiro, criada recentemente. 

A ideia surgiu da própria torcida cruzeirense. Depois da derrota para o rival Atlético-MG, por 3 a 0, no primeiro jogo da final do campeonato mineiro, os torcedores utilizaram a hashtag no twitter para passar uma mensagem de incentivo aos jogadores como forma de demonstrar a confiança no time mesmo com a situação adversa.

“A própria torcida criou e a gente percebeu que ali tinha um conteúdo relevante que poderíamos potencializar aquilo", disse Marcone Barbosa. Desde o dia 22 de julho, o Cruzeiro tem adotado a campanha em todas as suas peças publicitárias e fazendo menção através do seu site oficial e com os próprios jogadores.

Julio Baptista chegou a postar a hashtag em seu twitter depois do anúncio oficial de sua contratação. O jovem Vinícius Araújo, no Instragram, também tem feito uso recorrente das palavras. Foi assim, por exemplo, que na última terça-feira, ele informou aos fãs que prorrogou seu contrato até 2017.

De acordo com Marcone Barbosa, o intuito é intensificar ainda mais o uso da frase da campanha no dia a dia dos jogadores. O clube também lançou uma nova linha de produtos, como roupas, canecas e chaveiros, estampados com a marca do movimento que estão chegando às lojas oficiais. 

Já é possível encontrar algumas camisas à venda nas novas franquias "Maior de Minas". Em parceria com empresa SPR, o Cruzeiro revigorou suas lojas no fim do ano passado e lançou filiais espalhadas pela cidade. Já são cinco pontos na capital, além da loja oficial na Sede Campestre. A expectativa é de que até o final do ano tenham dez lojas licenciadas do clube.