Topo

Fifa multa CBF por desobedecer prazo em caso de doping de Carlos Alberto

O meia Carlos Alberto foi absolvido em dois julgamentos no TJD/RJ em maio e julho - Vinicius Castro/UOL Esporte
O meia Carlos Alberto foi absolvido em dois julgamentos no TJD/RJ em maio e julho Imagem: Vinicius Castro/UOL Esporte

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/08/2013 13h13

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) foi multada pela Fifa em 10 mil francos suíços (R$ 24,7 mil) por ter atrasado o envio da documentação do processo do doping de Carlos Alberto, ex-Vasco, à entidade máxima do futebol mundial. O meia foi absolvido pelo TJD/RJ (Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro) em dois julgamentos neste ano mesmo tendo sido pego com substâncias proibidas durante a última edição do Carioca.

Depois da decisão, a CBF tinha 15 dias para encaminhar o processo à Fifa, o que não foi cumprido. A entidade nacional diz não ter recebido a documentação em tempo, e que discutirá internamente a questão com a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro).

O processo foi exigido inicialmente pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), que pediu para analisar os autos baseado no Código Mundial Antidoping, mas não o recebeu do TJD/RJ. Somente depois da CBF ter sido multada os documentos foram enviados ao tribunal e à Fifa.

O STJD deve julgar em breve o caso do ex-meia do Vasco. O meia foi pego com Hidrocloratiazida (diurético que combate a hipertensão arterial) e Carboxi-Tamoxifeno (tipo de hormônio) em vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense, pelo Carioca deste ano.

Nos julgamentos no TJD/RJ, a defesa do jogador alegou contaminação cruzada dos medicamentos ortomoleculares utilizados pelo atleta e confeccionado pela farmácia de manipulação Silvestre. O nadador Cesar Cielo utilizou a mesma estratégia de defesa em 2011. Flagrado com Furosemida, o atleta argumentou na CAS (Corte Arbitral do Esporte) e recebeu apenas uma advertência. Já o atacante Dodô não teve a mesma sorte e foi suspenso por dois anos pela instituição após alegar a chamada contaminação cruzada.

* Atualizada às 13h33