Topo

Bernard assina com Shakhtar Donetsk e será camisa 10 na Ucrânia

Do UOL, em São Paulo

08/08/2013 08h42

O atacante Bernard, ex-Atlético-MG, assinou nesta quinta-feira com o Shakhtar Donetsk, clube pelo qual atuará nos próximos cinco anos. Ele será o camisa 10 da equipe ucraniana, deixando a 11 com a qual atuava no Atlético-MG. A transferência foi firmada no valor de 25 milhões de euros (cerca de R$ 76 milhões).

Prestes a fazer 21 anos, o jogador campeão da Copa das Confederações com a seleção brasileira e da Libertadores com o Atlético-MG se transfere para o futebol europeu dois anos após se profissionalizar em Minas Gerais. Ele negou propostas de clubes de maior prestígio da Europa, e o principal fator foi o salário: aproximadamente R$ 1 milhão por mês.

Bernard encontrará 10 outros brasileiros no clube: Wellington Nem, Fred e Fernando, contratados para a próxima temporada, e Ismaily, Alex Teixeira, Luiz Adriano, Douglas Costa, Ilsinho, Taison e Maicon.

Recentemente, também passaram por lá Fernandinho, eleito o melhor brasileiro da história do Shakhtar, e Willian, que está no Anzhi. Eduardo da Silva, naturalizado croata, é outro nascido no Brasil que está no elenco do clube laranja.

O Shakhtar já separou uma mini mansão para o jogador morar e dará atenção especial à alimentação do atleta, que se preocupa com o fato de não ter o arroz com feijão. Além disso, o atleta ganhará motorista e um tradutor para minimizar a adaptação a Donetsk.

Bernard se apresentará ao clube ucraniano após o amistoso do Brasil contra a Suíça, na próxima quarta-feira. O campeonato local já começou e, após quatro partidas, o Shakhtar lidera, com 12 pontos e 100% de aproveitamento. Além do torneio nacional, o clube estará na próxima Liga dos Campeões, fator que Bernard levou em conta para escolher o clube e manter o sonho de ir à Copa do Mundo de 2014.