Topo

Palhinha critica base do São Paulo e treina alunos do Corinthians nos EUA

Palhinha dá aulas em escolinha de futebol do Corinthians na Califórnia  - Reprodução/UOL
Palhinha dá aulas em escolinha de futebol do Corinthians na Califórnia Imagem: Reprodução/UOL

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

28/08/2013 06h00

Palhinha participou da fase áurea do São Paulo, conquistando o Mundial Interclubes de 1992 e 1993. Ídolo tricolor, o ex-jogador agora comanda escolinha do Corinthians nos Estados Unidos. Em entrevista ao UOL Esporte, Palhinha considera o São Paulo com o maior potencial para revelar craques no país, mas critica o modo como os jovens são desenvolvidos em Cotia.

Para Palhinha, o São Paulo se preocupa demais na formação humana (com estudos e cursos extracurriculares) e deixa em segundo plano os fundamentos básicos para lapidar um jogador.

“De que adianta o garoto no São Paulo ficar forte, inteligente, mas ser burro em campo? É isso o que acontece. Eu não culpo técnicos da base, mas sim quem comanda. Eu tiraria todo mundo da base do São Paulo”

O São Paulo oferece diversos serviços e atrativos aos jovens. O clube custeia faculdade, curso de inglês, moradia, transporte, alimentação, aulas de surf e até visitas a orquestras.

“Sai garoto forte de Cotia, mas que não aprende nada de bola. É muito pouco ter tido só o Lucas com aquela estrutura excelente”, criticou Palhinha.

Autor de um dos gols na vitória do São Paulo por 3 a 2 contra o Milan, na final do Mundial de 93, o ex-jogador cita Romarinho como exemplo de erro cometido pelo departamento amador tricolor.

O atacante do Corinthians deixou a base do clube do Morumbi após indisciplina e notas baixas.

“Vai tirar um menino com potencial por nota baixa? Quantos advogados, médicos ou engenheiros foram grandes jogadores? Só o Sócrates e mais uns três”.

  • Reprodução/Corinthians Academy Soccer

Ídolo tricolor treina alunos corintianos nos EUA

O Santos tem muito menos estrutura que o São Paulo e revela muito mais. Ter estrutura é um diferencial. Mas não adianta ter bola, campo e academia boa se não for aproveitado corretamente

comenta Palhinha, campeão mundial com o São Paulo

Cerca de 200 alunos, de 6 a 23 anos, integram a franquia Corinthians Soccer Academy, que tem Palhinha como um dos funcionários.

Dois alunos norte-americanos estiveram no Brasil no início do ano, mas foram reprovados nas peneiras do Corinthians. Outro garoto foi avaliado nas categorias de base da seleção dos EUA.

Palhinha ressalta que a ligação sentimental com o São Paulo não interfere no trabalho desenvolvido na escolinha alvinegra.

“Eu sou profissional. Fiz minha história no São Paulo, assim como tive grandes momentos no Cruzeiro, Grêmio, América-MG. Mas hoje eu sou Corinthians”.

Morando nos EUA há dois anos, Palhinha se diz adaptado, apesar de não dominar a língua local. Ele conta que não pensa em retornar ao Brasil.

“Eu estou com 45 anos e não tenho mais tempo a perder. Estou muito bem aqui, tranquilo, e não tenho muita saudade, não”, declarou Palhinha.