Topo

Chera tenta reviravolta na carreira e ganha chance na base do Cruzeiro

Jean Chera despontou no Santos e tenta se tornar uma realidade no futebol - Arquivo Pessoal
Jean Chera despontou no Santos e tenta se tornar uma realidade no futebol Imagem: Arquivo Pessoal

Do UOL, em Belo Horizonte

05/09/2013 18h55

Antiga promessa das categorias de base do Santos, o meia Jean Chera, de 18 anos, foi contratado pelo Cruzeiro e passará por um período de observação na equipe júnior do clube celeste. O jogador já está na capital mineira para assinar o contrato com a diretoria celeste.

Apesar de ser jovem, Chera chama atenção por seu passado de badalação e incertezas. Nascido em 1995, o jogador fez parte das divisões de base do Peixe e a expectativa em torno de seu futuro era tanta que ele chegou a possuir mais status que o próprio Neymar.

No entanto, por problemas na renovação de contrato com o clube alvinegro, Jean Chera deixou o Santos em 2011. Depois ele defendeu o Genoa, da Itália, onde esteve por três meses, o Flamengo,  em um vínculo de 11 meses, e por último no Atlético-PR, onde ficou por seis meses e não teve o contrato renovado.

O UOL Esporte consultou ex-treinadores, empresários e outros profissionais que trabalharam direta ou indiretamente com Chera. Em todos os depoimentos, a mesma queixa: a de que o pai, Celso Chera, prejudicou o desenvolvimento do filho.

Segundo os entrevistados, o primeiro grande erro de Celso foi forçar a saída de Chera do Santos após exigir aumento substancial do salário do então adolescente de 16 anos. Chera era a estrela da base, maior inclusive que Neymar.

Agora no Cruzeiro, ele terá a chance assim como outros atletas de mostrar o seu potencial.  Pelo twitter, o superintendente das categorias de base do Cruzeiro, Bruno Vicintin,  respondeu alguns torcedores dizendo que o jovem passará por um período de observação e terá suas oportunidades. Se aprovado, poderá estender o contrato por um período maior e finalmente se tornar profissional.