Topo

Diretor projeta Corinthians em 2014 com quatro novas contratações

Roberto de Andrade, ao centro, conversa com Mário Gobbi e Duílio Monteiro; trio comanda futebol do clube - Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians
Roberto de Andrade, ao centro, conversa com Mário Gobbi e Duílio Monteiro; trio comanda futebol do clube Imagem: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

26/09/2013 06h00

A má fase do Corinthians no Campeonato Brasileiro pode ter antecipado o planejamento do clube para 2014, ou ao menos ter deixado um sinal de alerta. Com o time abalado por vários desfalques, Roberto de Andrade já fala no próximo mercado de transferências, e adianta que deve buscar ao menos quatro reforços.

“Acredito eu que são quatro posições que vamos buscar reforços para o ano que vem”, disse o diretor de futebol do clube, sem esclarecer quais são os alvos. “Não me lembro”, completou.

Hoje o clube se ressente de laterais dos dois lados do campo, de meio-campistas e de um reserva para Paolo Guerrero e Alexandre Pato para o período em que ambos estão na seleção. Em alguns casos, a carência é tão grande que a diretoria topa avaliar o mercado ainda em 2013.

Com Alessandro às vésperas de se aposentar e Edenílson sendo utilizado como volante, o Corinthians foi buscar, por exemplo, o lateral direito Diego Macedo, que deve assinar nos próximos dias. Além dele, o zagueiro Wanderson, ex-Sertãozinho, também está próximo de fechar.

Para o fim do ano, a grande dúvida é o tipo de contratação que o Corinthians fará. No início da atual temporada, por exemplo, o clube foi ao mercado disposto a bancar a chegada de prováveis titulares, casos de Gil, Renato Augusto e, principalmente, Alexandre Pato.

O alto valor investido não foi repetido no meio do ano, apesar da perda de Paulinho. Na janela de junho, o Corinthians foi buscar promessas como Cléber e Jocinei e atletas mais rodadas como Maldonado e Ibson, todos com custo baixo. Para 2014, a estratégia ainda é um mistério.

“Não tem um critério, se é barato ou caro. Tem sempre uma lista. Pode ser que o primeiro seja caro, se não der vai para o segundo nome. O que a gente quer é buscar qualidade. Isso sempre vai ser nossa prioridade”, disse Roberto de Andrade, logo após o empate por 0 a 0 contra o Grêmio.