Artilheiro, Diego Costa iguala Messi e supera atacantes da seleção


Do UOL, em São Paulo
30/09/2013 06h01
Autor do gol que definiu a vitória do Atlético de Madri sobre o Real Madrid no último sábado, em partida válida pelo Campeonato Espanhol, o atacante brasileiro Diego Costa ratificou o excelente momento que ele vive na temporada 2013/2014. O jogador sergipano tem números que empatam com os de Messi e superam os concorrentes à camisa 9 da seleção brasileira.
Diego Costa balançou as redes 12 vezes nas últimas 13 partidas. O atacante do Atlético de Madri tem oito gols no Campeonato Espanhol e divide a artilharia com o argentino Lionel Messi, do Barcelona, eleito pela Fifa o melhor do mundo nas últimas quatro temporadas.
Na comparação com os atacantes da seleção brasileira, esse equilíbrio desaparece. Alexandre Pato (Corinthians) e Jô (Atlético-MG), jogadores convocados pelo técnico Luiz Felipe Scolari para os amistosos contra Zâmbia e Coreia do Sul, têm médias muito inferiores nas últimas 13 partidas.
Alexandre Pato, que não consegue sequer se firmar entre os titulares do Corinthians, fez seis gols nas últimas 13 apresentações com a camisa do time paulista. Jô tem rendimento ainda mais acanhado: balançou as redes três vezes no mesmo número de jogos.
Na atual temporada, Diego Costa deixou de marcar em apenas um jogo do Campeonato Espanhol (contra a Real Sociedad, na terceira rodada). O Atlético de Madri venceu as sete primeiras partidas, melhor início da história da equipe, mas ocupa a segunda posição porque o Barcelona, que também tem 100% de aproveitamento, vence no saldo de gols.
A importância de Diego Costa para o Atlético de Madri nesta temporada tem sido escancarada pelos números. O time da capital espanhola fez 23 gols no Campeonato Espanhol – o brasileiro, portanto, é responsável por mais de um terço.
“O melhor dele é a empolgação que ele tem. Diego é empolgação pura. É um dos corações do time, e isso passa para todos. É um jogador volante, humilde e em bom momento”, elogiou o argentino Diego Simeone, técnico do brasileiro no Atlético de Madri.
Por tudo isso, Diego Costa tem sido tema de grande polêmica. Na última semana, o jornal espanhol “El País” publicou que a RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol) vai iniciar trâmites para naturalizar o atacante. A medida foi criticada por Luiz Felipe Scolari.
“Minha opinião sobre esse aspecto de naturalizar jogador é que a Fifa está voltando a regras das décadas de 1930, 1940 ou 1950, quando o Mazzola jogou pelo Brasil e pela Itália. Isso também aconteceu com outros jogadores, como Di Stéfano, Preguinho e Puskás”, disse o técnico da seleção brasileira depois da convocação da última semana.
Scolari já chamou Diego Costa para a seleção brasileira. O jogador do Atlético de Madri foi reserva nos amistosos contra Itália e Rússia, em março, mas entrou em ambos. A Fifa permite que ele se naturalize espanhol porque o atacante ainda não participou de nenhuma competição oficial pela equipe do país natal.