Topo

Após reunião, Tite continua no comando do Corinthians

Do UOL, em São Paulo

17/10/2013 19h38

A despeito da fase ruim, o técnico Tite vai ser mantido pelo Corinthians. Depois de um revés para o Grêmio por 1 a 0 na última quarta-feira, em Porto Alegre, o comandante teve na tarde desta quinta uma reunião com a cúpula da equipe alvinegra. No encontro, ficou decidido que ele seguirá até o término da temporada. “Tite vai cumprir o contrato até o fim do ano”, disse Mario Gobbi, presidente do Corinthians, ao blog do jornalista Juca Kfouri.

"Ele não é o único responsável. Somos todos nós. Temos de encontrar um futebol nobre, jogar o que jogávamos ontem. O Corinthians há seis anos disputa títulos. É um estresse forte, mas temos de subir rápido", completou o presidente da equipe alvinegra em entrevista à rádio "Capital/ESPN". "Nós conversamos exatamente sobre metas, a situação, o que precisamos para chegar ao amanhã. Onde está bem, onde não está. Tinha de ser feita uma avaliação do trabalho, e nada mais", completou Gobbi.

O mandatário corintiano minimizou a importância da troca de técnicos: "Não se pode ter mudanças toda hora. Isso já foi provado que não soma. O que soma é atitude. Os jogadores têm de ter atitude dentro de campo. Algumas alterações na forma de jogo. O técnico saberá como tem de ser feito, mas não há fórmula mágica. Quem sabe jogar, sabe. O nosso time já provou isso e ganhou tudo".

Apesar de ter cobrado mudanças, porém, Gobbi também rechaçou mudanças urgentes no elenco do Corinthians. "Nenhum atleta será afastado. Isso faz parte de um passado distante da vida do Corinthians. Tivemos um caso, que foi o do Jorge Henrique, mas foi pontual. A decisão foi tomada em respeito ao atleta", completou o dirigente.

O Corinthians não vence um jogo sequer desde 2 de outubro, quando fez 2 a 0 no Bahia. Desde então, empilhou três empates (todos por 0 a 0) e a derrota para o Grêmio na última quarta-feira.

Desde o dia 1º de setembro, quando bateu o Flamengo por 4 a 0, Corinthians só balançou as redes na vitória sobre o Bahia e no revés por 2 a 1 para o Goiás. Nos outros 11 jogos, a equipe alvinegra saiu de campo sem marcar.

O Corinthians tem 37 pontos e está cinco acima da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O time alvinegro tem o segundo pior ataque da competição nacional (22 gols marcados, número que só supera o desempenho do Náutico), e só não está em situação pior por ter a defesa menos vazada (18 gols sofridos).

Apesar de ter um dos elencos mais caros do país, o Corinthians não convenceu até agora nessa temporada, embora tenha tido fôlego para vencer o Campeonato Paulista e a Recopa. O período foi marcado por atuações abaixo da média, muitas mudanças infrutíferas na equipe e pressão das arquibancadas. Depois da derrota para a Ponte Preta, em setembro, um grupo de jogadores teve de se reunir com torcedores organizados para tentar explicar a crise. Após o 4 a 0 diante da Portuguesa, os atletas foram xingados por um grupo mais fanático em Campo Grande (MS), enquanto vândalos picharam a sede do clube em São Paulo.

Tite é o segundo treinador que mais vezes comandou o Corinthians em toda a história, perdendo apenas para Oswaldo Brandão, que esteve na beira do gramado em 441 oportunidades. Ele é, além disso, quem mais ergueu taças pelo Corinthians. São cinco ao todo (Brasileiro, Libertadores, Mundial de Clubes, Paulista e Recopa), uma a mais que Brandão.

VEJA DESCULPAS DE TITE APÓS MAU DESEMPENHO DO CORINTHIANS