Topo

Brasil foi campeão sub-17 pela última vez contra Espanha de Fábregas

Jogadores comemoram título do Brasil no Mundial Sub-17 de 2003 após vitória contra a Espanha - AP Photo/Lehtikuva, Jussi Nukari
Jogadores comemoram título do Brasil no Mundial Sub-17 de 2003 após vitória contra a Espanha Imagem: AP Photo/Lehtikuva, Jussi Nukari

Do UOL, em São Paulo

17/10/2013 06h00

A seleção brasileira comandada pelo técnico Alexandre Gallo vai tentar quebrar um tabu de dez anos sem conquistar o Mundial Sub-17. O último título veio na edição de 2003, após uma vitória sobre a Espanha na final. Entre os destaques espanhóis, estavam dois jogadores que hoje são estrelas do futebol mundial, David Silva e Cesc Fábregas.

No time do Brasil, à época comandado pelo técnico Marcos Paquetá, estavam o meia Arouca, hoje no Santos e com passagens pela seleção principal, além do atacante Abuda, que surgiu com mais destaque no Corinthians anos depois.

Na final, disputada em Helsinki, na Finlândia, o Brasil venceu os espanhóis por 1 a 0. O gol do título foi marcado pelo zagueiro Leonardo, que foi revelado pelo Santos e passou por Vasco da Gama e Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

O goleiro do Brasil na ocasião era Bruno Neves, do São Paulo. Três anos depois de ser campeão mundial sub-17, Bruno sofreu um acidente de carro na rodovia Regis Bittencourt e ficou tetraplégico. Junto com ele, no veículo, estavam o também goleiro do Tricolor Weverson e a jogadora de vôlei do Osasco Nathália Manfrin, ambos com 19 anos, que morreram no acidente.