Topo

Cristiano Ronaldo faz tratamento a quase -100ºC, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

21/10/2013 13h19

Segundo publicado pelo jornal espanhol El Mundo, o atacante português Cristiano Ronaldo se submete a temperaturas de quase -100°C entre os jogos para poder recuperar sua musculatura. O camisa 7 do Real Madrid chegou a gastar 45 mil euros (cerca de R$ 133 mil) para montar uma sauna de congelamento em sua casa para poder realizar o tratamento.

Na técnica conhecida como crioterapia, o jogador entra dentro de uma banheira de nitrogênio que permite uma recuperação física quase imediata. A imersão, porém, deve ocorrer por apenas dois ou no máximo três minutos, uma vez que o corpo humano não aguentaria um frio tão extremo por grandes intervalos.

O tratamento com gelo em temperaturas extremas desencadeia processos analgésicos, antidepressivos, anti-inflamatórios e regenerativos. Alguns praticantes chegam a comparar a imersão com relações sexuais, uma vez que o processo também pode liberar endorfinas e ativar o sistema imunológico.

Alguns times do Brasil utilizam banheiras de gelo para recuperar seus atletas no intervalo entre as partidas. Contudo, o frio não é tão intenso e não é utilizado nitrogênio, o que possibilita que os jogadores fiquem mais tempo submetidos a baixa temperatura.

O jornal Marca comparou o caso de CR7 com o do ex-atacante Raúl, que instalou uma câmara hiperbárica (que simula situações diferenciadas de oxigênio) em sua casa para melhorar seu rendimento nos treinos.

Cristiano Ronaldo conheceu a técnica na clínica estética espanhola "Cryobelleza", que destaca em seu site que outras celebridades que usam o tratamento com gelo - casos do meia Franck Ribéry, de jogadores da NBA (não identificados), do ator Daniel Craig e da atriz Demi Moore - estes dois últimos, seduzidos por ganhos estéticos, como melhora da fadiga e redução de celulite.