Topo

Em busca de 'medalhão', Santos mira contratação de Gareca, técnico do Vélez

Gareca ganhou força por agradar um dos principais integrantes do Comitê Gestor, Francisco Cembranelli.  - EFE/Diego Ceretti
Gareca ganhou força por agradar um dos principais integrantes do Comitê Gestor, Francisco Cembranelli. Imagem: EFE/Diego Ceretti

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

30/10/2013 06h00

O Santos tenta acelerar o processo de contratação de um treinador renomado para a próxima temporada. A estratégia da cúpula santista não se limita apenas a trocar Claudinei Oliveira por um “técnico medalhão”. O Comitê Gestor também busca uma nova filosofia de trabalho. Por conta disso, Ricardo Gareca, do Vélez Sarsfield-ARG, aparece como novo alvo da diretoria alvinegra.

Apesar de alguns dirigentes santistas optarem pelos treinadores mais conhecidos do Brasil, casos de Mano Menezes, Abel Braga e até Tite, o nome de Gareca ganhou força por agradar um dos principais integrantes do Comitê Gestor do clube na atualidade, o promotor Francisco Cembranelli.

“Ainda não há essa definição (sobre o treinador em 2014). O Gareca, eu tenho muita simpatia pelo trabalho dele. Particularmente, considero-o um técnico moderno. Ele apresenta uma disciplina tática muito boa. Ele levou a determinação de quando era jogador para o cargo de treinador. Conheço bem a carreira dele. Eu estive ano passado na Argentina, quando o Santos enfrentou o Vélez na Libertadores, conversei até com torcedores sobre ele (Gareca). O Vélez está sempre bem posicionado na Argentina com ele”, afirmou Cembranelli.

Cembranelli não confirma, mas o UOL Esporte apurou que a possibilidade da diretoria santista fazer um contato pessoal com o treinador argentino nesta semana é muito grande. Isso porque Gareca está em Campinas para comandar o Vélez no duelo contra a Ponte Preta, nesta quinta-feira, válido pelas quartas de final da Copa Sul-Americana.

O dirigente santista não confirma e também não nega o possível contato com Ricardo Gareca, porém demonstra muita expectativa em relação à próxima reunião do Comitê Gestor, que ocorre na última quinta-feira.

“Nós sabemos dessa vinda do Vélez no Brasil, em Campinas. O Comitê está discutindo essa possibilidade (contato). Vamos ver se é possível. Como nós temos uma reunião na quinta-feira (reunião do Comitê), é o último dia do mês, vamos o que definimos sobre vários assuntos. Tem coisas em andamento”, explicou.

Em relação a Tite, sonho de alguns integrantes do grupo santista, Cembranelli não deixou de exaltar o trabalho do treinador no Corinthians, mas alega que o atual comandante da equipe de Parque São Jorge não está em pauta.  

“Considero um grande treinador. Ganhou a Libertadores com o Corinthians, fez um excelente trabalho, mas ninguém falou nele”, disse.

Tite é considerado o primeiro nome da lista do gerente de futebol, Zinho, que começa a ganhar força nos bastidores da política do clube. O ex-dirigente do Flamengo já conquistou o respeito da alta cúpula santista, algo que Nei Pandolfo, seu antecessor, nunca alcançou.

Zinho considera Tite o melhor treinador do país na atualidade. O gerente de futebol, inclusive, já passou informações de bastidores do treinador que agradaram o Comitê Gestor. Isso porque o ex-ponta esquerda foi jogador de Tite no Grêmio, onde conquistaram a Copa do Brasil, diante do Corinthians, com vitória por 3 a 1, em pleno Morumbi, em 2001.