Topo

Palmeiras tenta repetir com Alex plano que foi usado para volta de Valdivia

Alex gesticula durante empate do Coritiba contra o Bahia, no Couto Pereira - JOKA MADRUGA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Alex gesticula durante empate do Coritiba contra o Bahia, no Couto Pereira Imagem: JOKA MADRUGA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Mauricio Duarte

Do UOL, em São Paulo

10/12/2013 06h00

A diretoria do Palmeiras busca no mercado investidores para viabilizar contratações de peso para o ano do centenário. A principal delas é o meia Alex, do Coritiba. O retorno do ídolo é um sonho tanto de quem comanda o clube quanto da torcida. O camisa 10 tem contrato com o time paranaense até o final de 2014 e já disse em mais de uma oportunidade que planeja se aposentar no ano que vem.

Mesmo perto da aposentadoria, a avaliação interna é de que Alex não aceitaria um contrato por produtividade, modelo que o Palmeiras quer adotar para todos os atletas e que já fez com o treinador Gilson Kleina. Portanto, um investidor para arcar com o alto salário seria fundamental para convencer o meia.

O que o clube pretende fazer é muito parecido com o que fez para repatriar Valdivia. Em 2010, após a Copa do Mundo da África do Sul, o jogador voltou ao time alviverde ajudado por um investimento de um conselheiro do clube, Osório Furlan. Hoje, o Palmeiras tem 54% dos direitos econômicos do jogador, enquanto Furlan tem 36% e o próprio atleta, 10%. Os direitos federativos são 100% do clube. Seu contrato é até 2015.

Um fator que pesa a favor do clube da capital paulista é o fato de que Alex é muito próximo de Kleina. “Ele foi meu preparador desde menino. Isso não muda nada não. Agora preciso de um período de descanso, foi um ano pesado. Nas férias a gente vê. Na verdade não parei muito para pensar nisso, porque alguns resultados negativos consomem muito sua energia. Com a cabeça fria, agora, dá pra analisar melhor e tomar a decisão que seja correta para continuar jogando com alegria”, disse o jogador após o Coritiba se livrar do rebaixamento no Brasileirão.

Por outro lado, a idade de Alex é um empecilho para os investidores. Com jogadores jovens, o Palmeiras pode argumentar que sua camisa serviria como vitrine para uma futura venda e o consequente lucro para quem resolvesse colocar dinheiro. No entanto, isso não se aplica ao jogador do Coritiba.

O Palmeiras, conforme política adotada pela diretoria, não comenta contratações. O presidente Paulo Nobre, contudo, já avisou que não “fará loucuras” e nem será “refém” do centenário. Um claro indício de que para fechar com atletas caros como Alex, só com um investimento externo.

Alex teve três passagens pelo Palmeiras entre 1997 e 2002. Foi campeão da Libertadores em 1999, da Mercosul e da Copa do Brasil em 1998 e do Rio-São Paulo em 2000. Até hoje, é lembrado pela torcida como um dos maiores ídolos da história recente do time do Palestra Itália. 

VEJA COMO ANDA O MERCADO DA BOLA DO FUTEBOL BRASILEIRO