Topo

Grêmio desiste de Renato Gaúcho e confirma contratação de Enderson Moreira

Enderson Moreira é o novo técnico do Grêmio para o lugar de Renato Gaúcho em 2014 - Vinícius Costa/ Agência Preview
Enderson Moreira é o novo técnico do Grêmio para o lugar de Renato Gaúcho em 2014 Imagem: Vinícius Costa/ Agência Preview

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/12/2013 15h52

Enderson Moreira é o novo técnico do Grêmio. O clube confirmou a chegada do ex-treinador do Goiás para comandar o clube até o fim de 2014. Através do site oficial gremista, a troca no comando do time foi confirmada nesta segunda-feira.

Com 42 anos, Enderson fez boa campanha no Goiás no ano passado. No último sábado se desligou do clube alviverde em comum acordo com a diretoria. Sua participação encerrou-se com 151 partidas, 85 vitórias, 35 empates e 31 derrotas. Conquistou, entre 2011 e 2013 o bicampeonato estadual em 2012/13 e a Série B do Campeonato Brasileiro de 2012.

Ainda consta na carreira do treinador passagens pelo Inter B, Ipatinga e Fluminense, além de também ter treinado as categorias de base do Atlético-PR. A reportagem do UOL Esporte havia apurado que o anúncio devia ocorrer nesta segunda.

As qualidades de Enderson são repetidas nos bastidores do Grêmio. O bom aproveitamento de jovens, a capacidade tática e o futuro promissor fizeram o clube gaúcho apostar nele.

Renato Gaúcho não permaneceu por uma discussão financeira. O ex-atacante entendia que merecia uma valorização salarial pelo bom desempenho em 2013. O Grêmio não poderia dar, por força da crise financeira pela qual passa. Com isso, se estabeleceu um impasse que teve fim nesta segunda. Com cinco propostas de clubes brasileiros e uma do Qatar, Renato poderá comandar outra equipe no ano que vem.

O acerto com Enderson, aliás, também teve motivação nos cofres gremistas. O treinador se enquadra nos limites propostos para o ano que vem, algo que também pesou para sua escolha.

Já em Porto Alegre, o comandante será apresentado no fim da tarde. Os trabalhos começam, de fato, em janeiro quando o grupo se reapresenta. A pré-temporada inicia dia 10 e será realizada em Bento Gonçalves, na serra gaúcha.

VEJA COMO ANDA O MERCADO DA BOLA DO FUTEBOL BRASILEIRO